ALDEIA KURUATUBA DO DSEI/PARINTINS, RECEBE NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Uma obra histórica para a população da Aldeia Kuruatuba, no município de Barreirinha, pertencente ao DSEI/Parintins. A construção do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), que irá atender cerca de 34 famílias com a extensão da rede de 935 metros, com um poço tubular de 80 metros e um reservatório de água com capacidade para até 10 mil litros.

A obra deu-se início no último final de semana pela empresa Fernando J. Soares Serviços de Coleta EIRELI – EPP, vencedora da tomada de preços Nº 002/2017. O engenheiro do DSEI/PIN, Frank Faria, acompanhou o início das obras na Aldeia Kuruatuba, além do engenheiro e do proprietário da empresa responsável pela obra Luciano Saraiva e Fernando Soares, respectivamente. A obra está avaliada em R$ 621.293,83 e ficará pronta em até 90 dias.

A população da aldeia mobilizou-se e contribuiu com o transporte dos equipamentos e materiais do SAA. O engenheiro do DSEI/PIN, Frank Novo, explicou que atualmente, a comunidade indígena efetua captação de água direto do Rio Andirá, sem nenhum tipo de tratamento. “Essa crescente urbanização ocorrida nos últimos anos, sem a falta de investimentos nos diversos setores sociais, mais especificamente no saneamento básico, tem agravado a condição de vida da população”, explicou o engenheiro.

O projeto vem para disponibilizar água tratada para os povos indígenas daquela aldeia, prevenindo doenças, visando uma melhor qualidade de vida, resolvendo assim um dos maiores problemas sanitários do local.

MARCO NA HISTÓRIA DA ALDEIA KURUATUBA

Segundo o chefe do SESANI/DSEI/PIN, Alair Nunes, é a primeira vez em quase 30 anos, que a aldeia receberá uma obra dessa grandiosidade. “Esse novo sistema de abastecimento de água chegará a todos os 153 moradores da aldeia Kuruatuba, que necessitam de uma água com qualidade, fugindo dos riscos de doenças causadas pela captação direta do rio Andirá”, destacou Alair.

O coordenador do DSEI/Parintins, José Augusto, disse que a prioridade do Governo Federal para este ano é o saneamento básico. “Estamos fazendo nossa parte em relação ao poço da aldeia Kuruatuba e em breve mais quatro tomadas de preços irão ser feitas para atender as aldeias Castanhal, Nova Vida II, Kassawá e Vila Michiles,” finalizou o coordenador.

Por: Cayo Dias

Enjoy this blog? Please spread the word :)