Governo do AM anuncia concurso e pagamento de abono a professores estaduais

 

Das 8,1 mil vagas oferecidas, 7 mil são destinadas a professores de carreira, sendo 3 mil para capital e 4 mil para o interior

O secretário de educação do Estado, José Augusto de Melo, anunciou, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (16), a realização de concurso público e a antecipação do pagamento da última parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os professores da rede estadual.

De acordo com o titular da Seduc, o certame irá oferecer 8,1 mil vagas, das quais 7 mil para professores de carreira, sendo 3 mil para capital e 4 mil para o interior. O edital será divulgado em fevereiro, as provas estão previstas para o dia 8 de julho e a convocação dos professores deverá ocorrer em novembro de 2018.

“A recomendação tanto do Conselho Nacional de Educação quanto o Ministério Público é que possamos efetivar os professores e diminuir ou até erradicar a figura do professor temporário. Potencialmente, esses profissionais temporários poderão ter uma carreira dentro da Secretaria de Educação”, afirmou José Augusto de Melo.

Vagas

As 1.100 vagas serão destinadas para engenheiros, contadores, bibliotecários pedagogos, psicólogos e ainda há vagas para cargos de nível médio e ensino fundamental como auxiliar administrativo e merendeira.


Secretário de Educação do Amazonas, José Augusto de Melo durante o anúncio do concurso a professores. Foto: Antônio Lima 

O pagamento da quarta e última parcela do abono do Fundeb será realizado neste mês de outubro. “Amanhã (terça-feira) será fechada a folha de outubro e iremos encaminhar para Sefaz. A previsão é que o pagamento ocorra já na próxima semana”, esclareceu.

Incentivo

Outra medida anunciada durante a coletiva é a regulamentação do afastamento remunerado de docentes para mestrado e doutorado. “Irá incentivar a titulação dos professores, beneficiar os profissionais e melhorar a qualidade da educação. Antes da regulamentação, o professor utilizava das  suas licenças, principalmente, a de interesse particular que não inclui remuneração para realizar a formação”, disse José Augusto Melo.

Fonte: http://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/governo-anuncia-concurso-e-pagamento-do-abono-para-professores-da-rede-estadual

Enjoy this blog? Please spread the word :)