Alice Portadora de Alzheimer e moradora de Presidente Figueiredo, quer realizar o sonho de conhecer Dorgival Dantas

Maria Alice Cordeiro Feodrippe de Souza. Nasceu no dia 27/12/1942 na Bahia, na cidade de Paulo Afonso. Atualmente morando no Município de Presidente Figueiredo, acolhida por sua irmã, amiga e confidente Ritalina Daniel a “D. Rita” e por seu querido cunhado Adelmo “ele é um cunhado especial, me ajuda, me aconselha, me dá carinho, amor, e a sua presença é muito importante, pois Adelmo é como um irmão que eu não tive.”. Alice está perto de realizar um grande sonho: Conhecer Dorgival Dantas, autor de uma música que para ela é um hino que ouve e canta inúmeras vezes ao longo do dia, a música Coração.

Alice, uma senhora amável e educada era professora de geografia e quando falava da região norte, floresta amazônica, ela tinha muita vontade de conhecer, especialmente Presidente Figueiredo, queria ver de perto nossas belíssimas cachoeiras e a floresta. Aqui chegando, ficou encantada e escolheu a beleza de nossas águas e trilhas da Pousada Mari-Mari como seu recanto predileto, principalmente pelo carinho e hospitalidade de “Betão” proprietário do local que a recebe com atenção e carinho e que segundo palavras dela “ele é muito lindo”!

Alice atualmente é portadora do Alzheimer. O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Alice tem dois irmãos: Ritalina e Dimas, que por sua vez, era seu irmão de coração.

Filha de Ulisses Clementino Cordeiro e Maria Daniel Cordeiro, após o divórcio de seus pais, Alice e seus irmãos ficaram distantes do mesmo. Maria Daniel cuidou de Alice sozinha, trabalhando como lavadora de ganho e com o dinheiro recebido, sustentava a família.  Fez curso técnico de enfermagem, licenciatura em pedagogia e letras. Foi diretora e coordenadora em várias escolas em Paulo Afonso.

Essa senhora meiga e afetuosa, sempre foi uma admiradora de música, especialmente música nordestina e foi assim que nasceu a sua paixão pela música Coração. Virou fã de Dorgival Dantas, a primeira vez que ouviu o cantor foi na Bahia. “A música ‘Coração’ foi a principal, me deixou apaixonada. Ouvia, gravava, levava para as minhas amigas ouvir.” A partir desta música, ela começou a acompanhar a carreira do cantor. E por coincidência, Dorgival Dantas será o cantor principal do Carnachoeira 2018.

A pedagoga está muito próxima de realizar um grande sonho, depois de participar do desfile de blocos do Carnachoeira 2018, acompanhada de D. Rita, foi recebida por Romeiro e Alessandra Mendonça e por Mário e Kamila Abrahão no camarote na Praça da Vitória e lá, após conhecerem a história de Alice, nossas autoridades convidaram a baiana agora figueiredense, para na noite desta segunda-feira, ir com eles até o camarim, dar em Dorgival Dantas o tão sonhado abraço. “Eu estou inquieta, estou muito ansiosa para vê-lo”, disse Alice ao nosso prefeito.

Alice encerra nossa entrevista mandando um recado ao cantor: : “Dorgival te admiro muito, tuas músicas me fazem muito feliz”!

Por: Esther do Carmo