Central de medicamentos é inaugurada em Presidente Figueiredo

Central de medicamentos é inaugurada em Presidente Figueiredo

A partir de hoje (18), a população de Presidente Figueiredo passou a contar com a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que irá fornecer medicamentos a rede municipal de saúde (hospital e unidades básicas) e diretamente aos usuários do serviço público. A inauguração foi feita no fim da tarde pelo prefeito do município, Romeiro Mendonça, o vice-prefeito, Mário Abrahão e a secretária municipal de saúde, Sandra Braga.

“Queremos que o poder público chegue de maneira mais eficiente até a população do município. Fizemos isso pensando em melhorar a gestão da saúde, controlando os estoques e fiscalizando melhor os fornecedores na entrega do medicamento”, declarou Romeiro Mendonça.

O vice-prefeito lembrou algumas das conquistas feitas pela atual gestão em pouco mais de oito meses, como a implantação do Centro Integrado de Controle e Comando Local (CICC-PF), do ensino militar em duas escolas municipais, a recuperação de ramais e a construção de novas UBS, e ainda falou do desafio de administrar ao lado de Romeiro diante da crise econômica que afeta o país.

“Mesmo assim, nós continuamos investindo capital próprio, buscando outros recursos e sempre fiscalizando o uso do dinheiro público para proporcionarmos bem-estar e melhores condições de vida para os cidadãos”, ressaltou Mário Abrahão.

Sandra Braga acrescentou que a CAF representa uma mudança significativa para o atendimento em saúde, em comparação ao cenário encontrado no início do ano. “Ao chegarmos aqui ao município, logo que tomamos posse, encontramos salas pequenas e apertadas, sem condições adequadas, com os produtos espalhados. Havia dias em que, para a gente procurar medicamentos, tínhamos que subir em caixas, isto é, tudo desorganizado. Logo, analisamos a situação e percebemos que precisávamos de um espaço único para alocar todo o nosso estoque e fazer um controle mais eficaz”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Saúde.

O CAF dispõe do sistema Hórus, um banco de dados nacional de medicamentos. O recurso possibilita informar, por exemplo, a quantidade de medicações disponíveis nas unidades de saúde do município e ainda faz o controle dessa dispensa, evitando o uso indevido e o desvio dos remédios. Presidente Figueiredo é a primeira cidade do interior do Estado a implantar a ferramenta.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Enjoy this blog? Please spread the word :)