Encontro de Guardas Municipais do Amazonas é encerrado com sucesso

O I Encontro dos Guardas Municipais do Amazonas, realizado no Município de Presidente Figueiredo-Am, dia 10 e 11 passados, sob a coordenação de Domingos Torres, presidente do SINDIGUARD-AM e GM Sampaio, Diretor Estadual de Formação Sindical, que tinha como pauta a implementação da política de segurança municipal, através de suas Guardas Municipais, encerrou atingindo satisfatoriamente os objetivos traçados para esse primeiro encontro.

O encontro ajudou a destacar a importância do envolvimento dos municípios no âmbito da segurança pública municipal e promover o debate público sobre os papeis e vocações a eles reservados, definindo os passos necessários a sua plena efetivação, contribuindo na construção da identificação profissional da Guarda Municipal, de suas funções e competências especificas, para criar e aperfeiçoar padrões comuns nacionais de organização, gestão e atuação. Todavia obter recomendações e sugestões, além de favorecer a criação de consenso em torno de diretrizes e ações necessárias à implementação da política de segurança municipal, através de suas Guardas Municipais.

Além das palestras e debates realizadas no auditório da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Integrado de Controle e Comando-CICC, primeiro a ser instalado em municípios estaduais. Puderam acompanhar uma demonstração prática de resgate aquático, realizada pelo grupamento de salva vidas da corredeira do Urubuí e uma demonstração prática do Grupamento de Rondas Ostensivas Municipais. 

A realização do encontro contou com o apoio e presença da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, Câmara de vereadores de Presidente Figueiredo, Vereadora Patrícia Lopes, Vereador Assis Arruda (Guarda municipal), vereador Jonas Castro, vereador Anderson Leal, vereador Cabo Marcelo (Rio Preto da Eva), vereador Ramom Rodrigues Campos (Autazes-AM), vereador Marcelo Costa Campos (Rio Preto da Eva-AM), vereadora Regiane Farias Moraes (Beruri-M) e dos representantes de outros sindicatos Esaú da Cunha Araújo (Presidente do sindicato estadual dos Guardas municipais do Pará), Joacir Oliveira Guilherme (Presidente da associação da Guarda Municipal de Beruri-AM), Raimundo Vanilson S. da Silva (Presente do sindicato da Guarda Municipal de Juriti-Pará) e Evaldo Carvalho Furtado (Presidente da associação dos Guardas municipais de Belém-PA), além do apoio do Cel. Euler Cordeiro, Secretário de defesa civil e segurança patrimonial do município, que na oportunidade, representou o Prefeito Romeiro Mendonça.

Guardas Municipais Participantes do evento:

Guarda Municipal de presidente Figueiredo

Guarda Municipal de Manaus

Guarda Municipal de Autazes  

Guarda Municipal de Rio Preto da Eva

Guarda Municipal de Iranduba

Guarda Municipal de Borba

Guarda Municipal de Beruri

Guarda Municipal de Coari

Guarda Municipal de Tonantins

Guarda Municipal de Humaita

Guarda Municipal de Tabatinga

Guarda Civil de Boa vista – Roraima

Guarda Municipal de Belém –Pará

Guarda Municipal de Juriti-Pará

 

 

 

 

Por:  Bôsco Cordeiro 

Fotos: Eduardo Sampaio

Colaboração:  Eduardo Sampaio

Enjoy this blog? Please spread the word :)