SAAE analisa água distribuída na Comunidade Rumo Certo

QUALIDADE DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO NA COMUNIDADE RUMO CERTO É COLETADA PARA ANALISE EM PRESIDENTE FIGUEIREDO.
SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Presidente Figueiredo.

A água potável é aquela que pode ser consumida pelo homem sem que haja nenhum prejuízo à saúde. O planeta Terra possui cerca de 71% de sua superfície recoberta por água. Desse total, cerca de 97,5% da água é salgada e apenas 2,5% são de água doce, que é a utilizada para consumo humano. Entretanto, nem toda água doce está disponível para uso, uma vez que grande parte está no estado sólido em geleiras e calotas polares. Do total de 2,5%, apenas 0,77% está disponível, porém nem sempre atende às especificações para ser considerada potável.

A Comunidade Rumo Certo, localizada a BR 174, recebeu a equipe de Controle de Qualidade da do SAAE-PF, que realizou uma coleta de água para analises Físico-químico e Microbiológico que é distribuída a toda a comunidade. Na ocasião o responsável pela coleta o Químico Responsável John Lira e a Dra. Elizabeth Gonzales diretora do SAAE-PF, verificaram a construção da nova caixa de distribuição de água, que será entregue em breve a comunidade com uma capacidade de armazenamento bem superior a que hoje existe na comunidade. A obra está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo e muito aguardada pela comunidade.Após a realização das análises os resultados serão entregues aos comunitários para que possam comprovar a qualidade da água que é consumida.

O SAAE-PF está sempre comprometido com a qualidade da água consumida por toda população seja na área urbano e rural.Segundo o químico responsável John Lira “a água potável pode ser definida como a água própria para consumo, ou seja, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto, ou cheiro. Para que uma água seja considerada potável, devemos, portanto, analisar suas características físicas, químicas, biológicas e até mesmo radioativas”. Muitas pessoas pensam que a água cristalina é potável e que, portanto, não necessita de tratamento. Entretanto, apenas cor e odor não são suficientes para garantir que a água seja própria para o consumo, haja vista que organismos patogênicos microscópicos podem estar presentes e causar sérios danos à saúde. Sendo assim, a água potável não pode ser avaliada apenas visualmente, sendo fundamentais os testes de potabilidade”.

Por: John Lira

 

Enjoy this blog? Please spread the word :)