Tá chegando a hora do Gravity Racing das Cachoeiras 2017

 

Histórico

O 2º Gravity Racing das Cachoeiras busca incentivar os alunos e a comunidade local na construção de carros cuja fonte de energia seja unicamente a energia gravitacional.

Figura 1 modelo  ilustrativo

O Gravity Racing ou corrida gravitacional teve início em uma das principais brincadeiras de crianças da maioria das pessoas, o carrinho de rolimã. Constituído de materiais simples e de fácil construção, rapidamente começou a chamar atenção de muitas pessoas e estudiosos que viram nesta simples brincadeira a oportunidade de aperfeiçoar e elevar o nível dessa brincadeira tão simples, a um evento mundialmente conhecido e praticado em vários países ao redor do mundo conhecido como Gravity Racing.

Não à toa, essa brincadeira começou a virar coisa séria nos Estados Unidos em 1934, quando a Soap Box Derby® assumiu a competição e, até hoje, possui parcerias com outras organizações em todo o mundo para realizar corridas que classificam os participantes da FirstEnergy All American Soap Box Derby®, famosa corrida em Akron, Ohio.

O evento de forma geral, visa criar a oportunidades do aluno colocar a mão na massa e aplicar todos os conhecimentos que adquiriu através do Curso de Mecânica em uma situação real. Durante a fase de desenvolvimento do projeto é possível perceber o quanto é importante ter disciplina, organização, criatividade e jogo de cintura pra lidar com os imprevistos no caminho.

 

Gravity Racing das Cachoeiras

– PROPOSTA

O projeto é uma proposta de execução extensionista, idealizado dentro dos moldes de uma competição que serve como principal estímulo para os participantes. Estes, a priori, denominados competidores, desenvolveram protótipos que se deslocam por gravidade como única força propulsora. Essa competição composta por equipes formadas por estudantes do Curso Técnico em Mecânica envolvendo disciplinas do eixo de controle e processos industriais e das ciências da natureza e matemática. Apesar do enredo do projeto se desenhar por vias de uma competição, o enfoque e a proposta principal é no desenvolvimento de um projeto de cunho multidisciplinar e interdisciplinar que envolveu alunos do IFAM – CPRF, a comunidade e os servidores. Portanto, o projeto propõe uma integração entre as disciplinas de cunho técnico e as da grande área de ciências da natureza e matemática promovendo aos estudantes a obtenção e/ou fortalecimento de saberes escolares.

A proposta do Gravity Racing das Cachoeiras surgiu da necessidade da aplicação dos conhecimentos técnicos num instrumento prático, de fácil interpretação e abordagem multidisciplinar. O evento foi idealizado, também, como agente motivador a dinâmica de ensino-aprendizagem, pois sua aplicação visa relevante impacto cognitivo e intelectual a fim de facilitar a busca por conhecimento e aprendizagem.

 

-FABRICAÇÃO

A concepção dos carros desenvolvidos respeita regulamento próprio elaborado pelo professor idealizador Benjamin Neto. As regras descritas devem ser cumpridas pelos participantes.

Cada equipe fica responsável pelo projeto de um carro com uma estrutura mínima de gaiola em formato de habitáculo. Os materiais utilizados segundo regulamento devem ser sólidos tais que garantam a consistência dos diâmetros da estrutura e parâmetros promovidos pela regulamentação. Dessa forma, as equipes ficam livres para utilizar quaisquer materiais para a construção do protótipo.

Para a fabricação dos protótipos o Campus disponibilizou a estrutura do laboratório de mecânica (materiais e equipamentos) para as equipes. A execução da fabricação dos carros devem atender, também, itens de segurança estabelecidos no regulamento. Esses itens, tem como objetivo de assegurar a integridade e a saúde do piloto e participantes.

Os itens obrigatórios do protótipo foram: quatro rodas, sem cantos vivos, cinto de segurança de três pontos, ropps roll (santo antônio), capacete homologado e aprovado para motos, sistema de freios nas quatro rodas, sistema de volante do tipo “go kart”[1], roupa apropriada e sapatos fechados.

 

– COMPETIÇÃO

O evento ocorre no último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM-CPRF, 27 de outubro, na Avenida Onça Pintada, AM 240 – km 7 – Presidente Figueiredo durante todo o dia, com uma estrutura de tendas, barracas e banheiros químicos.

Na edição desse ano, equipes de Manaus e da Comunidade de Presidente Figueiredo também irão participar, compondo um total de 20 equipes.

O evento será composto de duas categorias: nível superior e nível médio, onde cada categoria terá 3 rodadas. Os vencedores serão os três carros que completarem o trajeto em menor tempo para cada categoria. Além disso, terá a premiação para o carro desing.

 

[1] Sistema de volante operável para garantir dirigibilidade com segurança em modelos do tipo kart.

Por: Benjamin Batista

 

Enjoy this blog? Please spread the word :)