Temporal em Manaus

 

Norte do Brasil tem muita chuva esta semana

 

Nuvens bastante carregadas passaram sobre Manaus no começo da tarde do dia de Natal, 25 de dezembro, e provocaram uma tempestade. Em apenas 1 hora de chuva, entre 13h20 e 14h20, pelo horário de Brasília, choveu 54,6 mm pela medição do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Em local da capital do Amazonas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 38,4 mm entre 13 e 14 horas (Brasília). A chuva forte causou brusca redução da visibilidade no aeroporto de Manaus. Às 14 horas (Brasília), a visibilidade era de 3000 metros.Semana instável na Região Norte

A última semana de 2017 será com períodos de sol e pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite em toda a Região Norte. Há risco de temporais em todos os estados. Porém, os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e a parte oeste do Pará devem ter a chuva mais frequente e volumosa por causa da influência do sistema meteorológico conhecido como Alta da Bolívia.

 

Alta da Bolívia

É um grande sistema de alta pressão atmosférica (circulação anticiclônica) típico do verão na América d Sul. O centro deste sistema normalmente se estabelece com sobre a Bolívia, em torno de 10 mil metros de altitude, e por o nome de “Alta da Bolívia”. Porém, a circulação de ventos da Alta da Bolívia influencia áreas no Brasil, mo Peru, Paraguai, Argentina e Uruguai.

 

Foto: Climatempo

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/temporal-em-manaus,222657e1a38ded9498ec3ddb73268a1201zr3tei.html

Enjoy this blog? Please spread the word :)