App lançado pela SSP-AM vai monitorar e atender ocorrências de assaltos em ônibus de Manaus

 

Viaturas da polícia já possuem equipamento instalado e a partir do momento em que forem acionadas, a que estiver mais próxima seguirá para a ocorrência.

Ocorrências de assaltos em ônibus coletivos ou rotas de funcionários poderão ser denunciadas à polícia, em tempo real, pelo aplicativo ‘Aviso Polícia’. A ferramenta tem o objetivo de reduzir o número de ocorrências dentro dos transportes coletivos. A população já pode baixar o aplicativo, disponível inicialmente na plataforma Android.

O secretário de segurança pública, Bosco Saraiva, informou que o aplicativo funciona como um ‘botão do pânico’, acionando a viatura que estiver mais próxima do local da ocorrência imediatamente.

“[A pessoa] Pode informar, no exato instante que tiver ocorrendo o assalto ou que houver a desconfiança de que vai ocorrer um roubo dentro do ônibus, seja parado ou em andamento, [a pessoa] vai poder apertar o botão do pânico, que é o ‘Aviso Polícia’, vai acionar a Cicom mais próxima e vai mandar a viatura imediatamente”, explicou.

Para evitar que a vítima seja surpreendida enquanto tenta se comunicar com a polícia, o aplicativo projeta uma tela escura, de modo a não chamar atenção dos criminosos.

 

Aplicativo foi lançado na tarde desta quinta-feira (5) (Foto: Ariane Alcântara/G1 AM)Aplicativo foi lançado na tarde desta quinta-feira (5) (Foto: Ariane Alcântara/G1 AM)

Aplicativo foi lançado na tarde desta quinta-feira (5) (Foto: Ariane Alcântara/G1 AM)

“Você vem no ônibus, olhando seu celular, viu que está havendo alguma ocorrência, aperta o botão do pânico, a tela fica preta imediatamente, para a sua proteção, porque ninguém vai descobrir que você informou, caso você seja abordado pelo assaltante, mas a polícia já estará acionada. Nós temos muita fé, nós temos muita esperança, que possamos baixar muito o número de assaltos”, explicou Saraiva.

Ainda segundo Saraiva, 150 viaturas já possuem o equipamento instalado e a partir do momento em que forem acionadas, aquela que estiver mais próxima seguirá para a ocorrência.

Cadastro

Após baixar o aplicativo, é necessário que o usuário faça um cadastro prévio, informando o nome, telefone, e-mail e endereço. Após o cadastro, o usuário poderá acionar a polícia em caso de ocorrências policiais.

De acordo com a Secretaria, durante a ocorrência, o celular do usuário será monitorado para contribuir com o atendimento, mas após a finalização do atendimento o monitoramento será encerrado. O aparelho será rastreado via GPS.

A ocorrência solicitada pelo ‘Aviso Polícia’ chegará a base de informações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O controle do atendimento é feito diretamente no centro, onde os atendentes poderão auxiliar a viatura em campo a chegar até o ponto da ocorrência, caso haja alguma dificuldade.

Os controladores são os mesmos que trabalham no atendimento do 190. Da tela de controle do CICC, será possível acompanhar tanto o ponto onde o socorro foi solicitado como o deslocamento da viatura, em tempo real, até o lugar.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/app-lancado-pela-ssp-am-vai-monitorar-e-atender-ocorrencias-de-assaltos-em-onibus-de-manaus.ghtml

Enjoy this blog? Please spread the word :)