Balbina pode virar um dos doze novos municípios do Amazonas

 

Encontra-se em trâmite um processo de desmembramento e criação de novos municípios no Estado do Amazonas. Após reunião com o governador Amazonino Mendes foi acordado de que fosse realizado junto ao IBGE uma coleta de documentos oficiais em que comprovam preliminarmente quais distritos no Amazonas podem sair desta condição para se tornar município. Preliminarmente, 46 distritos foram avaliados, ficando doze deles classificados para serem emancipados  e dentre os doze, figura o Distrito de Balbina.

O processo já vem se arrastando há alguns anos e o caminho a ser percorrido ainda é longo. No entanto, a situação começa a ficar favorável visto a partir deste momento, contar com o apoio do Governo Estadual. Alguns pontos cruciais do projeto ainda precisam ser definidos em relação ao Distrito de Balbina, duas demandas são importantes: Uma, retirar a província mineral do Pitinga do distrito de Balbina e consequentemente redefinir as fronteiras do distrito.

Neste último encontro, a representante de Balbina em Manaus, Sra Marinês faz a entrega dos documentos do IBGE ao Sr. James Assessor Jurídico de projetos da ALEAM e ao Sr. Marcelo, assessor do deputado adjunto Afonso a quem compete por ser o titular da comissão da assembléia legislativa do Estado do Amazonas que trata desta situação. Uma nova reunião já está agendada para dar continuidade ao processo.

 

Os 12 Distritos aptos São: Balbina em presidente Figueiredo; Canumã em Borba; Caviana Beruri e Manacapuru; Campina do Norte em Manacapuru; Cacau Pirera em Iranduba; PURUPURU e Janaucá em Careiro Castanho; Matupi em Manicoré; Itapeaçú em Urucurituba; Mocambo a Vila Amazônia em Parintins e Novo Remanso em Itacoatiara .

1- próxima reunião dia 20-2-18
Com a presença do deputado adjunto afonso, sidney leite. FADDEAM.

2- A FORMULAÇÃO DO PROJETO
3- APRESENTAÇÃO DO CORPO DO PROJETO. JUNTO COM A DOCUMENTAÇÃO DOS 12 MUNICÍPIO
4- MARCAR UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA.

Por: Paulo Pio

 

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)