Detran-AM vai leiloar mais de 11 mil veículos para ‘limpar’ parqueamento em Manaus

 

São motos, tratores, carros de luxo e até ônibus articulados, todos apreendidos por irregularidades. Os veículos, expostos a chuva e a sol, estão virando sucata.

Mais de 11 mil veículos, entre motocicletas, tratores, carros de luxo e até, acreditem, 42 ônibus do transporte coletivo, inclusive articulados, serão levados a leilão nos próximos 90 dias pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Todos foram apreendidos por irregularidades.

“Nós determinamos o prazo de noventa dias para leiloar esses veículos caso não sejam regularizados. Precisamos ‘desafogar’ o nosso pátio que está lotado por todo tipo de veículos”, disse o diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius  Diniz,  referindo-se ao único parqueamento do órgão, que fica no bairro da Redenção, na Zona Centro-Oeste de Manaus.

A informação foi revelada pelo diretor-presidente em entrevista ao jornal A CRÍTICA após a divulgação do balanço da operação desencadeada durante o Carnaval, na última quinta-feira (15). Outros detalhes sobre o “mega-leilão” serão divulgados nos próximos dias.

Retirada não vantajosa

As altas multas geradas por infrações no trânsito, IPVA atrasado, além da taxa diária de estacionamento no pátio acabam tornando o prejuízo mais alto que o valor do carro. Por isso, uma grande frota foi abandonada definitivamente no parqueamento do Detran-AM pelos proprietários. Os veículos, expostos a chuva e a sol, estão virando sucata.

Os “inquilinos” mais velhos também vão desocupar o pátio, que de tão cheio já não dispõe de espaços nem para se deslocar a pé. “Tem carro que foi recolhido há muitos anos e já está até sem condições de uso, por isso, vamos promover também um leilão somente de sucatas”, adiantou Vinícius Diniz.

Até carros de luxo

No parqueamento do Detran-AM em Manaus existem milhares de veículos de quase todos os tipos. Além de motocicletas e carros comuns são encontrados veículos importados e de luxo como Land  Rover, Mercedez e BMW. Também há tratores, carretas, rolo compressor, micro-ônibus e até ônibus articulados.

Devido à variedade de marcas dos automóveis, condições físicas, tempo de fabricação e saldos devedores, o Detran-AM ainda não tem como adiantar o valor de lances iniciais do leilão. Mas antes da batida do martelo, os proprietários ainda terão 30 dias para tentar regularizar e retirar os veículos.

Frota chega a 1,5 milhão

De acordo com Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), a frota de veículos que está rodando em Manaus supera a soma de 800 mil unidades. Incluindo o interior do Estado, chega próximo a 1,5 milhão, considerando a grande supremacia das motocicletas, veículo predileto dos interioranos.

Fonte: https://www.acritica.com/channels/manaus/news/detran-am-vai-leiloar-mais-de-11-mil-veiculos-para-limpar-parqueamento-em-manaus

Enjoy this blog? Please spread the word :)