Especialistas alertam para riscos de golpes na Black Friday

 

 

Ofertas com falsos descontos é uma das “maquiagens” oferecidas pelos lojistas, sejam em estabelecimentos físicos ou virtuais

Todo cuidado é pouco. Principalmente quando o assunto é promoção. Com o Black Friday batendo à porta, especialistas prepararam uma lista de recomendações para que os consumidores não saiam prejudicados nesta sexta-feira (24). Ofertas com falsos descontos é uma das “maquiagens” oferecidas pelos lojistas, sejam em estabelecimentos físicos ou virtuais.

O alerta de Paulo Simões, do escritório Basile Advogados, é estar atento aos preços antes do evento. “Em anos anteriores, dias antes da Black Friday, lojas aumentaram o valor dos produtos, o que fez parecer com que o desconto fosse generoso na data, quando, na verdade, correspondiam ao valor real do item. A prática é ilegal e pode gerar reclamações nos Procons e até ações judiciais se o consumidor for lesado”, disse, em entrevista ao O Dia.

Simões também recomendou guardar os anúncios de jornais, revistas, encartes e até mesmo tirar fotos das páginas eletrônicas onde as promoções aparecem. “De posse das ofertas anteriores é possível exigir que as empresas cumpram e vendam o produto, conforme o Código de Proteção e Defesa do Consumidor em seu Artigo 35”, explicou.

Já a orientação de Alan Melo, da Vieira Cruz Advogados, é referente aos problemas na hora da aquisição do produto. “Muitas vezes, finaliza a aquisição e dias depois é informado que não possui mais a mercadoria no estoque. Nesses casos, o cliente pode exigir o cumprimento da publicidade veiculada, com a entrega do produto adquirido, ou optar pela devolução integral do valor pago, além de eventual indenização por perdas e danos”.

Confira algumas dicas para fazer uma compra segura:

– Evite cair em armadilhas e acesse o portal www.blackfriday.com.br para fazer comparações de preços

– Há também uma ideia criada pela empresa de soluções digitais Proxy Media como o”Black Friday de Verdade”. A proposta é oferecer descontos reais.

– Sempre bom certificar se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente

– Ao receber e-mail com promoção, verifique o endereço eletrônico para se certificar se a empresa é conhecida

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/economia/478414/especialistas-alertam-para-riscos-de-golpes-na-black-friday

Enjoy this blog? Please spread the word :)