A heroína de “Cecília”: Vaninha, vice campeã brasileira de karatê.

 “UM EXEMPLO A SER SEGUIDO”

 

Na vida, sempre encontramos exemplos a serem seguidos e, muitas das vezes, essas pessoas tornam-se nossos heróis ou ídolos. é assim que “Cecília” enxerga “Vaninha”, uma jovem de 25 anos de idade mas que devido a uma deficiência na glândula da tireoide que não produz hormônios suficientes para o organismo, tardiamente diagnosticada, ficou com sequelas no crescimento, na fala e retardo mental, que a fazem parecer uma menina de apenas dez anos.

Para “Cecília”, pouco importa as sequelas que “Vaninha” carrega, ela vê a amiguinha como a pessoa mais perfeita do mundo, o melhor dos exemplos, a sua verdadeira heroína e assim ela a descreve…

“Vaninha nasceu em Santarém, filha de Waldemir Carvalho Lopes e Antônia Cláudia dos Santos Lopes, pais zelosos e dedicados que aceitaram o desígnio divino não o de serem pais de uma criança especial, mas também, a oportunidade de tornarem-se pais especiais em poder dedicar atenção e amor a quem deram o nome de Gelivane dos Santos Lopes

 

Seus pais tinham medo em deixar “Vaninha” praticar esportes, não tinham a menor noção de o quanto ela era forte, a fragilidade que enxergavam era aparente ou apenas frutos de seus receios e da preocupação em protegê-la. Ela que hoje cursa o 8° ano do ensino fundamental regular, sendo uma aluna dedicada e exemplar, que só deu os primeiros passos aos sete anos de idade, teve a oportunidade através de um projeto social municipal denominado “Naturalmente para Todos”, conhecer a prática do karatê, tendo como seu primeiro mestre, o hoje, presidente da Federação Amazonense de Karatê, Prof. Washington Melo, que enxergou em sua aluna prodígio, um exemplo de vida!

Todos os receios de Waldemir e Antônia quanto à fragilidade de filha, esvaíram-se a medida que o Karatê a tornavam mais confiante e mostravam grandes avanços no equilíbrio e na melhora de raciocínio. “Vaninha” rapidamente deixou de ser vista apenas como uma simples aluna, seu talento e capacidade a tornaram uma atleta de ponta com uma sequência de conquistas a cada competição, tendo conquistado por duas vezes o campeonato brasileiro de karatê em sua categoria e, no mês de outubro passado, em Lauro de Freitas-Salvador, conquistou o vice campeonato brasileiro, que ela com muita humildade, diz que deixou a colega ser campeã porque nunca havia antes, conquistado um campeonato. Estes expressivos resultados, a credenciam como uma futura integrante da seleção brasileira de karatê.

 

Atualmente, o projeto social não incluiu o Karatê nas atividades e mesmo com as inúmeras dificuldades, Vaninha continua nos treinamentos, agora, supervisionados pelo treinador Michael Ranner Dias Monteiro, da Academia Associação Higashi. A atleta treina rigorosamente por duas horas, às segundas, quartas e sextas-feiras. No próximo dia 17 de novembro, a atleta ganhará uma nova graduação, passando para a faixa verde.

“Assim como eu”, segue “Cecília” em seu relato, “Vaninha”  também tem seus ídolos e heróis e além de seus pais e irmã Geliane dos Santos Lopes, um personagem tem lugar de destaque nessa galeria: Tio Reginaldo, um tio querido já falecido e que era um grande incentivador da campeã, fazendo com que ela sempre se emocione quando seu nome é mencionado mas que deixou em seu coração momentos alegres e felizes e que estão eternizados em seu coração.

A cidade de Presidente Figueiredo, assim como seus pais, foi presenteada com esta campeã da vida e do esporte, em 2008 quando acompanhada de sua mãe e irmã, veio ao encontro do pai que desde 2004 havia fixado residência na terra das cachoeiras, hoje também, terra da “Vaninha” a campeã que leva o nome da cidade ao mais alto lugar do pódio.

#vaninhaminhaheroína 

Por:  “Cecília”

Principais conquistas:

1. Campeonato Amazonense de Karate/2014 – 1°lugar
2. Campeonato Brasileiro de Karate – 1° fase/2015 – Manaus – 1°lugar
3. 2° etapa – Circuito Amazonense de Karatê/2015 – 1° lugar
4. 3° etapa – Circuito Amazonense de Karate/2015 – 1° lugar
5. 13° Copa Amazônica de Karate/2015 – 1° lugar
6. Campeonato Brasileiro de Karate/2015 – fase final – Joinville – 1° lugar
7. Sensei Washington Melo/2015 – Manaus – 1° lugar
8. Campeonato Amazonense de Karate/2016 – 1° lugar
9. Campeonato Brasileiro de Karate/2016 – Fase Classificatória – Macapá – 1° lugar
10. Campeonato Brasileiro de Karate – fase final/2016 – São Paulo – 3° lugar
11. Manaus Open de Karate – Troféu Sensei Disney Bragança/2017 – 1° lugar
12. Campeonato Brasileiro de Karate/2017- fase classificatória – Manaus – 1°lugar

13.Manaus Open de Karatê – Manaus – 2017 – 1º lugar

14. Campeonato Amazonense de Karate – 2017 – 1º lugar

15. Campeonato Brasileiro de Karatê – 2017 – 2º lugar Lauro de Freitas/Salvador

“Cecília” usada aqui no texto como a narradora da história de “Vaninha”, foi inspirada na boneca que acompanha a nossa campeã no dia a dia e em seus momentos gloriosos. A atleta ainda mentalmente uma criança, brinca de boneca e tem sempre “Cecília” no colo e assim foi durante a entrevista colhida em sua casa, na presença de seus pais, da irmã e seu cunhado Márcio Menezes um de seus maiores incentivadores. 

Por: Bôsco Cordeiro

 

Enjoy this blog? Please spread the word :)