Incidente aconteceu em dezembro, mas vídeo viralizou somente agora; segundo funcionário do circo, os três animais faziam parte de uma atração

Reprodução/Youtube

Tigre e leão atacam cavalo ao mesmo tempo em picadeiro de circo em Hebei, na China

Imagens arrepiantes mostram o momento em que tigre e leão atacam, ao mesmo tempo, o mesmo cavalo, dentro do picadeiro de um circo no norte da China. No vídeo, é possível ver os dois felinos correndo atrás e pulando em cima da “presa”, que corre em círculos, desesperada.

Um dos membros do Taiyang afirmou ao portal B Time  que o incidente aconteceu durante o treinamento dos animais, já que existe uma apresentação em que os dois felinos “montam” o cavalo, que está com a sela. Ainda segundo o mesmo funcionário, o que aconteceu “é absolutamente normal, já que os leões e os tigres são animais selvagens, diferentes dos cavalos”. “Você pode ver em documentários, por exemplo, que eles são capazes de devorar uma vaca inteira. É normal”, disse.

O mesmo homem ainda afirmou que não se preocupou com a possibilidade de os dois animais selvagens atacarem os funcionários, uma vez que “são mantidos desde muito jovens dentro do circo”.

De acordo com o B Time , o ataque aconteceu no final do mês de dezembro do ano passado, na cidade de Cangzhou, mas o vídeo tornou-se viral somente na segunda semana de janeiro. Pelas imagens capturadas com uma câmera de celular, o leão ataca o cavalo branco primeiramente, e começam a correr em círculos, enquanto os funcionários usam chicotes na tentativa de afastar os dois animais. Para piorar, o tigre se aproxima da cena, pronto para atacar. 

Para conseguir libertar o cavalo branco dos dois felinos, foram necessários quatro membros do circo, além da resistência da presa – que chega a cair no chão durante as investidas dos caçadores.

Repercussão negativa

Depois de ser compartilhado no Youtube e em outras redes sociais, o vídeo foi compartilhado centenas de milhares de vezes, com comentários bastante negativos em relação ao circo. “Fechem o circo! É muita crueldade tanto para animais selvagens quanto para os domésticos”, comentou um internauta.

Vários internautas também encaminharam pedidos para que o governo reveja os problemas relacionados à crueldade contra animais em estabelecimentos como esse no país. De acordo com o assessor da ONG Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), “grandes felinos sofrem mental e fisicamente todos os dias em circos. Quando não estão se apresentando, estão confinados em jaulas sujas, sendo atingidos por chicotes e outros instrumentos para que sejam forçados a se apresentar corretamente”. 

Não foram dadas mais informações sobre a situação do tigre e leão após o incidente.