Operação no rio Uatumã aplica mais de R$ 122 mil em multas e apreende animais

 

Durante a ação do Ipaam em parceria com a PM, foram encontrados 17 tracajás, três jabutis e um couro de cotia. Agentes ambientais também apreenderam carvão vegetal e madeira sem documentação

Dezesseis autos de infração com multas de mais de R$ 122,1 pela prática de crimes ambientais foram expedidos durante a Operação Uatumã, realizada entre os dias 22 de janeiro e 2 de fevereiro pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com Batalhão Ambiental da Polícia Militar.

A ação foi direcionada ao combate de atividades de pesca comercial e profissional ilegais na área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do rio Uatumã, que compreende os municípios de São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus) e Itapiranga (a 227 quilômetros da capital).

O saldo da Operação Uatumã foi divulgado nesta terça-feira (6). Vinte e três termos distribuídos entre apreensão, depósito, doação, soltura e destruição também foram expedidos durante a operação. Mais de trinta embarcações foram abordadas e duas delas notificadas por transportar uma carga (60,86 m³) de madeira serrada sem o Documento de Origem Florestal (DOF). O material foi apreendido.


Foto: Divulgação

Nas embarcações, os agentes ambientais também encontraram carvão vegetal sem DOF, trator tipo jerico, motosserras, espingardas, além de três jabutis, 17 tracajás e um couro de cotia.

Pesca proibida

De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental do Ipaam, Abener Brandão, o Decreto nº 17.190/96 proibiu a pesca comercial ou profissional nos corpos d’água que compõem a Bacia Hidrográfica do rio Uatumã e no entorno daquela Unidade de Conservação (UC) por tempo indeterminado.

“A pesca está proibida em todas as fases, desde a captura, extração, coleta transporte, conservação, transformação, beneficiamento, industrialização e comercialização”, informou.

A operação Uatumã contou com o apoio de agentes ambientais voluntários do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Fonte: http://www.acritica.com/

Enjoy this blog? Please spread the word :)