“Roda de Samba” fecha com chave de ouro feriadão em Presidente Figueiredo

A semana Santa no Município de Presidente Figueiredo-AM, foi bastante movimentada, diversas atividades religiosas realizadas pela comunidade católica, com apoio da prefeitura, ditaram o tom dos festejos que teve distribuição de peixes aos moradores, entrega de ovos da páscoa na rede municipal de ensino, encenação da Paixão de Cristo na Praça da vitória e, no sábado de aleluia, uma animada roda de samba com grandes nomes do eixo Rio-Manaus, encerrou a programação que atraiu centenas de turistas ao longo de todo o feriadão.

A semana começou com a procissão do domingo de ramos, que levou centenas de fiéis a percorrerem as principais avenidas  da cidade, num belíssimo cortejo sendo finalizado na Paróquia N. Sra. Aparecida, onde foi realizada a tradicional missa do domingo de ramos, onde os presentes recebem a palha com as bençãos realizada pelo Pe. Ronaldo, pároco local. Durante todos os dias da semana, foram realizadas procissões, vigílias e até mesmo um batismo nas águas das corredeiras. 

O ponto alto dos festejos católicos, foi a encenação do espetáculo da Paixão de Cristo, realizada na praça da Vitória com apoio da SEMASC, com a participação de 140 pessoas escolhidas na comunidade católica local. A praça ficou totalmente lotada e o público pôde acompanhar toda a encenação teatral religiosa, que em muitos momentos, emocionaram os presentes.

Por sua vez, a Prefeitura Municipal, como acontece todos os anos, distribui 20 toneladas de peixe adquiridos dos produtores locais, que foram entregues tanto na zona rural, Vila de Balbina como na sede municipal. O mesmo foi feito com ovos de páscoa onde cerca de 10 mil ovos comprados de fornecedores da cidade, foram distribuídos a todos os alunos, nas escolas municipais. No sábado, a SEMASC reuniu um numeroso grupo de crianças na Praça da Vitória, para saudar a chegada do coelhinho da páscoa.

No sábado à noite, a Praça da Cultura viveu um  momento histórico com o evento “Samba nas Cachoeiras”, realizado pela SEMCULTE. Walter Ayallas e Kléber Brasil e toda a equipe, organizaram a maior roda de samba já realizada no Amazonas, com a presença de Monarco da Portela, Mauro Diniz, Juliana Diniz, Gabrielzinho do Irajá, Marquinho Sathan, André da Mata, Juninho Lins, Arlindinho Cruz e o amazonense Júnior Rodrigues, acompanhados pelo maestro Cláudio Nunes e o grupo República do Samba.

 

Foi um verdadeiro show onde o público presente foi premiado com o que existe de melhor no gênero, um mix de sambistas consagrados com a nova geração que hoje é referência no Rio de Janeiro, capital mundial do Samba. Durante a apresentação, os cantores fizeram questão de prestar homenagem aos compositores amazonenses Paulo Onça e Flávio Pascarelli, que recentemente lançaram o Projeto “Conexão Samba Rio-Manaus”, tendo algumas das músicas do projeto, sido interpretadas durante as apresentações. Murilo Rayol outro compositor amazonense e um verdadeiro amigo do samba, já tendo composições de sucesso  em parceria com Neguinho da Beija-Flor, prestigiou o evento que trouxe um numeroso público da capital.

O prefeito Romeiro Mendonça e o vice Mário Abrahão, foram inúmeras vezes parabenizados pelos artistas, pela grande iniciativa em apoiar e incentivar a cultura brasileira, trazendo à Presidente Figueiredo um projeto dessa envergadura. 

Galeria de fotos: Miquéias Lima

Este slideshow necessita de JavaScript.

Galeria de Fotos: Eglesson Gomes

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por: Bôsco Cordeiro

Equipe Portal Urubui: Esther do Carmo, Willer Jaques, Kamila Ferreira e Eloysa do Carmo

Fotos: Miqueias Lima e Eglesson Gomes

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Enjoy this blog? Please spread the word :)