Você já visitou a Lagoa Azul em Presidente Figueiredo-Am?

Em meio a tantas belezas naturais como corredeira, cachoeiras, grutas, cavernas e uma exuberante fauna e flora, que encantam os visitantes do município de Presidente Figueiredo-Am, é destaque uma pequena e fascinante lagoa  localizada na Comunidade Boa Esperança no Km 120 da BR 174. Por ter suas águas azuladas em meio a uma imensidão de floresta verde a sua volta, podemos afirmar que a “Lagoa Azul” é atualmente, a grande estrela desta constelação de atrativos turísticos da região.

A história da Lagoa Azul começou quando William Marcelo dos Santos um dos filhos de D. Juzelita Pinheiro dos Santos, que já eram moradores da Comunidade Boa Esperança, em um terreno localizado nas proximidades do atual, saiu para caçar com seu padrasto e nessas caminhadas pelo mato, encontrou a pequena lagoa com águas azuladas no meio da selva, em um terreno que depois soube, pertencente a um madeireiro.

Fascinado com a descoberta, Marcelo procurou o dono do terreno para saber se havia interesse em vender e com a resposta afirmativa, incentivou a mãe a adquirir a propriedade com a finalidade voltada para a agricultura. A família então toda veio morar no local e aqui com muita dificuldade foram levando a vida com plantação de brócolis, pimenta de cheiro, pimentão e outras culturas que eram com muito sacrifício transportadas para a sede do município de Presidente Figueiredo onde eram vendidos, garantindo o sustento da família.

Paralelo a isso, o pequeno lago precisou ser ampliado com a finalidade de  aguar a plantação, mas ao mesmo tempo tornou o banho na lagoa muito mais prazeroso. Todas as pessoas que vinham ao sítio e viam aquele cenário, ficavam admirados com tanta beleza e isso chegou ao conhecimento de um guia turístico do município, que ao conhecer o local, divulgou algumas fotos nas redes sociais, atraindo de imediato um programa jornalístico da maior empresa de comunicação do estado e um outro programa de grande repercussão nacional no YouTube. 

O sucesso foi imediato alcançando milhões de visualizações e despertando a curiosidade inclusive dos moradores locais, que desconheciam a  existência deste paraíso natural. A busca por visitação teve início à cerca de quatro anos e D. Juzelita juntamente com Marcelo, Fernando, Ruth, Erik e outros colaboradores, aceitaram o desafio de transformar o local em um ponto turístico.

Aos poucos a Lagoa Azul foi se transformando e hoje é um complexo de lazer que oferece um bom restaurante com um cardápio variado de peixe, carne, galinha caipira, doces, sucos e bebidas variadas. A estrutura é dotada de banheiros, churrasqueira, local para atar redes, armar barracas e futuramente oferecerá serviços de hotelaria.

Devido o fundo ser argiloso, a água ganha essa tonalidade azulada e permanece assim de fevereiro a setembro, quando o nível das águas começa a baixar devido o verão e ai sofre uma alteração na tonalidade ficando mais esverdeada. O movimento das pessoas na beirada da lagoa entrando e saindo da água, fazia com  que a mesma ficasse toldada, tirando um pouco do brilho de sua beleza. Atualmente foi construído um deck em toda a margem da lagoa, evitando assim que esse problema ocorra e dando todo um charme especial a encantada lagoa.

Grandes investimentos tem sido feitos no empreendimento, visando oferecer cada vez mais, melhores serviços aos visitantes. Além de ser um lugar fascinante, com um atendimento acolhedor oferecido por D. Juzelita, Marcelo e toda a sua equipe, o local já dispõe de internet, telefone e está pronto para receber o cliente que queira ter um delicioso dia de lazer, que certamente ficará eternizado na memória.

A “Lagoa Azul” é definitivamente uma estrela que brilha intensamente neste paraíso chamado Presidente Figueiredo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Galeria de fotos: Frederico Roldão

Este slideshow necessita de JavaScript.

Galeria de Fotos: Kamila Ferreira

Por: Bôsco Cordeiro

 

 

Enjoy this blog? Please spread the word :)