O Campeonato Brasileiro de 1987, tido como um dos mais polêmicos da história, se tornou tema de livro nesse mês. Concluído há 30 anos, o torneio segue em pauta, já que Sport e Flamengo brigam pelo título brasileiro de 1987. Escrito pelos jornalistas André Gallindo e Cassio Zirpoli, e lançado pelas editoras Onze Cultural e Zinerama, “1987 – De fato, de direito e de cabeça” promete esclarecer muitas dúvidas dos torcedores.
Com prefácio escrito pelo jornalista da TV Globo, Tino Marcos, o livro traz os ambientes político e do futebol no país desde os anos de 1970, que têm efeitos diretos sobre o Brasileiro de 1987 . Dentro disso, a criação do finado Clube dos 13 e a proposta de campeonato que excluía equipes com direito esportivo adquirido, preteridas em nome da Copa União.
“O ano de 1987 ultrapassou as páginas esportivas. Ocupou cadernos policiais, jurídicos. Esse livro, fruto de longa e ampliada pesquisa, apresenta todos os lados que se enfrentaram nos gramados, nas salas de reuniões, nos tribunais. Do Rio de Janeiro a Porto Alegre, de Campinas a Recife. São incontáveis histórias, que esclarecem todos os pontos daquele campeonato, e que mereciam estar reunidas num livro”, diz Gallindo.
Recheado de fotos e reproduções da época, a publicação apresenta entrevistas com figuras como Tite, Ricardo Rocha, Zico, Emerson Leão, Arnaldo Cezar Coelho, Márcio Braga, Eurico Miranda, Homero Lacerda e Juninho Pernambucano, além de analisar sentenças judiciais que confirmam o título do Sport.
A investigação de André Gallindo e Cassio Zirpoli revela ao país do futebol detalhes inéditos da competição e desfaz mitos que alimentaram as polêmicas sobre aquela edição do Campeonato Brasileiro.
“O Brasileiro de 1987 é o ‘mais longo’ da história e é também o mais complexo. Mas, entre tantas informações, é possível contá-lo de forma linear, quebrando várias ‘verdades’ construídas ao longo dos anos e que colaboraram bastante sobre a má compreensão do campeão. Com fatos registrados em todos os cantos, depoimentos de personagens decisivos e vários documentos, mostramos porque existe apenas um campeão, o mesmo de sempre, o Sport”, salienta Zirpoli.
Como adquirir
A pré-venda sobre o livro que esclarece quem conquistou o título do brasileiro de 1987 já está aberta, e as entregas acontecerão a partir do dia 16 de outubro. A aquisição pode ser feita por meio deste link , e o valor é de R$ 40.
Escrito por jornalistas, “1987 – De fato, de direito e de cabeça” promete esclarecer as dúvidas dos torcedores e mostrar quem é o campeão de 1987
Fonte: Esporte – iG @ http://esporte.ig.com.br/futebol/2017-09-13/brasileiro-de-1987-campeao.html