Portal Do Urubui
  • Homepage
  • Brasil
  • Esportes
  • Bosco Cordeiro in Esportes

Quem é o campeão brasileiro de 1987? Polêmica sobre título nacional vira livro

 
 
 

O Campeonato Brasileiro de 1987, tido como um dos mais polêmicos da história, se tornou tema de livro nesse mês. Concluído há 30 anos, o torneio segue em pauta, já que Sport e Flamengo brigam pelo título brasileiro de 1987. Escrito pelos jornalistas André Gallindo e Cassio Zirpoli, e lançado pelas editoras Onze Cultural e Zinerama, “1987 – De fato, de direito e de cabeça” promete esclarecer muitas dúvidas dos torcedores.

Com prefácio escrito pelo jornalista da TV Globo, Tino Marcos, o livro traz os ambientes político e do futebol no país desde os anos de 1970, que têm efeitos diretos sobre o Brasileiro de 1987 . Dentro disso, a criação do finado Clube dos 13 e a proposta de campeonato que excluía equipes com direito esportivo adquirido, preteridas em nome da Copa União.

 
Divulgação
A controversa Taça das Bolinhas. Ninguém ficou com ela por conta da polêmica sobre o Brasileiro de 1987

“O ano de 1987 ultrapassou as páginas esportivas. Ocupou cadernos policiais, jurídicos. Esse livro, fruto de longa e ampliada pesquisa, apresenta todos os lados que se enfrentaram nos gramados, nas salas de reuniões, nos tribunais. Do Rio de Janeiro a Porto Alegre, de Campinas a Recife. São incontáveis histórias, que esclarecem todos os pontos daquele campeonato, e que mereciam estar reunidas num livro”, diz Gallindo.

Recheado de fotos e reproduções da época, a publicação apresenta entrevistas com figuras como Tite, Ricardo Rocha, Zico, Emerson Leão, Arnaldo Cezar Coelho, Márcio Braga, Eurico Miranda, Homero Lacerda e Juninho Pernambucano, além de analisar sentenças judiciais que confirmam o título do Sport.

 A investigação de André Gallindo e Cassio Zirpoli revela ao país do futebol detalhes inéditos da competição e desfaz mitos que alimentaram as polêmicas sobre aquela edição do Campeonato Brasileiro. 

 

Reprodução
Zagueiro Estevam ergue a Taça das Bolinhas após o título do Sport na Ilha do Retiro, com 1 a 0 sobre o Guarani

“O Brasileiro de 1987 é o ‘mais longo’ da história e é também o mais complexo. Mas, entre tantas informações, é possível contá-lo de forma linear, quebrando várias ‘verdades’ construídas ao longo dos anos e que colaboraram bastante sobre a má compreensão do campeão. Com fatos registrados em todos os cantos, depoimentos de personagens decisivos e vários documentos, mostramos porque existe apenas um campeão, o mesmo de sempre, o Sport”, salienta Zirpoli.

Como adquirir

A pré-venda sobre o livro que esclarece quem conquistou o título do brasileiro de 1987 já está aberta, e as entregas acontecerão a partir do dia 16 de outubro. A aquisição pode ser feita por meio deste link , e o valor é de R$ 40.

Escrito por jornalistas, “1987 – De fato, de direito e de cabeça” promete esclarecer as dúvidas dos torcedores e mostrar quem é o campeão de 1987

 

Fonte: Esporte – iG @ http://esporte.ig.com.br/futebol/2017-09-13/brasileiro-de-1987-campeao.html

Compartilhe isso:

  • Tweet
Next Read: Com câncer, Marcelo Rezende é internado com pneumonia grave »
Quem é o campeão brasileiro de 1987? Polêmica sobre título nacional vira livro
Bosco Cordeiro:
Related Post
  1. CBF adota nova regra para impedir cera de goleiros a partir do Brasileirão

      Entidade enviou ofício aos clubes nesta semana informando a respeito da mudança 23/03/25 -…

  2. Em Presidente Figueiredo, Amazonas encara Parintins

      28 de janeiro de 2025Redacao Embalada pela goleada na estreia, Onça-pintada volta a campo…

  3. Amazonas estreia com goleada no Barezão 2025 e celebra conexão com a natureza

    Energia veio das águas da Corredeira do Urubuí Presidente Figueiredo (AM) – O Amazonas FC…

All Rights Reserved | View Non-AMP Version

Powered by AMPforWP