“Cultivar emoções saudáveis; Permitir o fluxo equilibrado da energia do corpo; A psicoacupuntura parte da premissa de que o fluxo de energia por meio do organismo segue padrões essências para saúde”
João Colares Neto (falecido) e Maria Deusa Gomes, agricultores e pais de dez filhos, escolheram a Cidade de Borba, Município amazonense conhecido como “A Princesa do Madeira”, para criar e educar essa numerosa prole. sendo seis homens e quatro mulheres e, entre elas, Silvia a sexta nascida no seio desta família humilde, religiosa mas acima de tudo digna e honrada.
Como tantas outras crianças amazônidas, Silvia viveu uma infância modesta, estudando em escola pública, tomando banho no rio, viajando em barcos e canoas mas principalmente, alimentando-se de sonhos. Sonhos esses, que nem sempre eram seus, mas de seus pais que viam na filha uma promissora “Doutora”. E assim também foi sua adolescência, participando dos festejos de Santo Antonio, disputando os concursos de Rainha da Cidade, graças a plástica privilegiada que carrega desde “mocinha”, mas que nunca foi suficiente para lhe coroar a mais bela da localidade.
Ao término do ensino fundamental, veio o primeiro grande desafio na vida, abandonar o pacato vilarejo e vir morar na capital em busca de melhores condições de ensino. Essa nova etapa foi enfrentada morando com o irmão mais velho na capital, mais precisamente no Bairro de Educandos e estudando no Colégio Estelita Tapajós.
A partir dai tudo começou a acontecer de forma rápida, sem tempo para planejamento e tendo que tomar decisões com coragem e riscos. Primeiramente o objetivo era cursar Medicina em Universidade pública, mas vencida pela concorrência, foi trabalhar como atendente no Hospital Beneficente Portuguesa, para custear um “cursinho” e assim, para orgulho de seus pais, cursar uma faculdade.
Se a criança e a adolescente haviam desabrochado naturalmente, a mulher Silvia Colares precisou desabrochar abruptamente, já cursando Psicologia na Uninorte, perdeu repentinamente aquele que seria seu maior mestre, o falecimento de “Seo João Colares” deixou grandes ensinamentos e palavras de incentivo que a acompanham: “Você é forte, você consegue!”. E ai veio o casamento e a repentina mudança para Presidente Figueiredo, acompanhando o marido transferido para a Terra das Cachoeiras.
A rotina passou a ser dura, mas nunca desestimulante, dar seguimento ao Curso de Psicologia morando em Figueiredo e estudando na capital, com idas e vindas na BR 174, exigia muita determinação. Todo o esforço foi compensado formando-se em Psicologia e exercendo a atividade já como funcionária pública concursada. Aos 33 anos veio não um novo desafio mas a coroação da maternidade, com a chegada de Gabriele Colares de Oliveira, trouxe um novo sentimento e uma nova maneira de pensar na agora mãe Silvia Colares.
“Eu precisava me reinventar”
Essa frase marca um novo momento da Psicóloga determinada, logo após uma inesperada separação, era preciso decidir entre ficar em Presidente Figueiredo ou voltar para a capital. Ficar podia ser pesaroso, ter que enfrentar olhares e desconfianças virou um desafio e antes de mostrar as pessoas sua capacidade, era preciso acreditar em si próprio e foi exatamente isso que Silvia fez, foi em busca de conhecimentos e esta foi a grande descoberta, ela que já tinha tido a oportunidade de conhecer a China, despertou a curiosidade em aprofundar a Acupuntura, associada à Psicologia.
Silvia partiu para uma especialização na capital em Psicoacupuntura, levando em conta que “A acupuntura é uma das diversas técnicas da Medicina Chinesa cientificamente reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como eficiente tratamento de diversas enfermidades, que é utilizada como recurso adicional ao acompanhamento psicoterapêutico, também para tratar diversos distúrbios orgânicos e dores manifestas. Utilizando-se de seus vários recursos como Tui na ( com as mãos), Moxabustão ( por aquecimento), Eletroterapia, Laser acupuntura , Auricular , Crânio, Koryo , Fitoterápica , Sistêmica (agulhas), as técnicas trabalham os pontos específicos do corpo de modo a obter efeito terapêutico em diversas condições de enfermidade, restabelecendo o equilíbrio da saúde e harmonia da pessoa em seu aspecto biopsico.”
Após a conclusão da especialização, a borbense, Psicóloga, Acupunturista e empreendedora Silvia Colares, foi à China aprimorar seus conhecimentos e ao retornar, montou a primeira Clínica de Acupuntura de Presidente Figueiredo, realizando assim, a profecia de seu pai: “Você é forte, você consegue!”
Por: Bosco Cordeiro