Projeto Sabão Probo-ecológico é realizado na Escola Mário Jorge

No dia 05 de julho de 2019 na escola Municipal Mário Jorge Gomes da Costa, município de Presidente Figueiredo-AM foi realizado uma experiência significativa e produtiva relacionada à fabricação de sabão ecológico por parte da turma do 9º ano do professor Robson Mota.
A aula prática de Ciências implementada nesse projeto cujo nome representa significativamente uma produção justa e ecológica, fazendo jus ao nome Probo-ecológico.
A experiência vivida nesse projeto demonstrou uma das relevantes oportunidades de contribuir com o meio ambiente cuja matéria prima da fabricação, como o óleo de cozinha, por exemplo, que seria descartado ao ambiente e/ou à rede de esgoto passou a ser de interesse por parte dos alunos, recolhê-lo de restaurantes, pastelaria, dentre outros, potencializando assim na fabricação, e posteriormente sua utilização na escola com material de limpeza propriamente dito.

Vale ressaltar que, essa iniciativa despertara diversas curiosidades por parte dos alunos, haja vista o momento da preparação da aula e a execução da mesma. Diante do disposto, o desenvolvimento deste trabalho motivou o estudo, com relação as anotações, atenção nas explicações dos processos de fabricação (reação química, etc.), bem como na possibilidade de comercialização do produto, na geração de emprego informal, e ajudando assim na economia do município, destacando fatores como retirar da ociosidade jovens com alternativas significativas inseridas nesse projeto.
Aproveitando para agradecer primeiramente a Deus por todas as coisas, aos alunos do 9 ano A por essa conquista, aos pais dos alunos pelo incentivo e apoio, a toda equipe da escola Mário Jorge, SEMED, a prefeitura de Presidente Figueiredo, aos estabelecimentos comerciais pela contribuição no material que seria descartado (óleo de cozinha usado e a todos que contribuíram direta e indiretamente com este projeto experimental . Aproveitando também quanto ao incentivo e ampliação do projeto em destaque ao nosso município, contribuindo ainda mais com o meio ambiente.

Por: Robson Mota

Fotos: Robson Mota

Bosco Cordeiro:
Related Post