Mesa redonda para debater acesso à internet na Amazônia será realizada em Manaus

 

As dificuldades de acesso a internet nas localidades mais distantes da Amazônia é um gargalo que impede o progresso na região. Com intuito de discutir medidas para conectar os moradores dessas áreas, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM) requereu que seja realizada uma Mesa Redonda na cidade de Manaus (AM).

Com tema “Conectividade – dificuldades e possibilidades para uma internet acessível a todos”, o encontro deverá reunir diversos representantes de instituições relacionadas ao serviços públicos que necessitam de internet para avançar nessas localidades.

O parlamentar sugeriu que sejam convidados o secretário estadual de Educação, Luiz Castro; de Planejamento, Jório Albuquerque; e de Saúde, Rodrigo Tobias; o Comandante Militar da Amazônia, Coronel Nardi; representantes do projeto PAIS, Carlos Herzel e Ivan Gonçalves; representante da empresa Ozônio, Adriano Vargas; presidente da Anatel, Leonardo Euler; e o ministro da Ciência, Marcos Pontes.

Alberto Neto defende que há necessidade imediata de discutir acordos de parcerias flexíveis entre os diversos agentes na região Amazônica para que seja possível consolidar o acesso a internet em todas as localidades.

“Tivemos o projeto Amazônia Conectada que implantou cerca de 900km de fibra óptica na região. Queremos debater se através dessa infraestrutura podemos levar educação, saúde, segurança e serviços essenciais para as populações residentes nessa área”, justificou o parlamentar.

Alberto Neto, que usa a internet para divulgação de seu trabalho, sabe o quanto essa conectividade hoje é uma ferramenta importante para o desenvolvimento regional do Estado. “Temos 62 municípios e praticamente só um terço do interior do Estado tem acesso a internet e isso acaba prejudicando o desenvolvimento econômico do Amazonas”, disse. 

O deputado afirma ainda que com o acesso a internet o desenvolvimento nesses municípios será mais fácil, pois empresas e órgãos públicos poderão se instalar nos municípios mais longínquos. ” Se conseguirmos levar acesso a internet para os municípios do interior tiraremos o Amazonas da escuridão do progresso”, concluiu.

Assessoria:
Herizanya Peixoto
Contato: (92) 99164-2716

Bosco Cordeiro:
Related Post