Dezenas de animais, entre cães de raça, macacos, jabutis e aves, como arara, coruja e tucano, foram encontrados no local
Manaus – Uma operação policial realizada na noite desta terça-feira (12) resgatou vários animais silvestres e domésticos que viviam em cativeiro em uma casa, localizada na rua 5 de Maio, bairro Jorge Teixeira, Zona de Manaus. Conforme a polícia, no local funcionava um pet shop clandestino.
No local, foram apreendidas cerca de 38 aves silvestres de diversas espécies, quatro quelônios, duas cutias, um quati, aproximadamente 12 macacos, de raças distintas, e dezenas de animais domésticos, entre gatos e cachorros de raça.
Os proprietários do local, que não tiveram os nomes divulgados, disseram às autoridades que os animais apareciam na residência deles e, para não deixarem na rua, eles davam abrigo aos bichos.
Muitos animais foram encontrados em estado crítico de saúde, enjaulados e machucados. A casa estava cheia de fezes aparentemente com muitos dias sem higienização, entre muitos outros fatores que caracterizam maus-tratos.
“A situação encontrada nesta casa é deplorável, são dezenas de animais em estado grave, o ambiente totalmente sujo e sem condições dignas tanto para humanos quanto para animais. Isso é um absurdo, sem contar que pode ser que alguns desses animais sejam roubados e utilizados para procriação”, declarou a deputada estadual Joana Darc, que acompanhou a operação e lamentou a situação que presenciou.
A parlamentar afirmou, ainda, que a compra e venda ilegal de animais é o que fomenta este tipo de situação.
“Quando você compra animais sem saber a real origem deles em feiras ilegais, grupos de redes sociais, sites de venda e troca, sem conhecer os pais deles, você está colaborando para a manutenção deste comércio irregular, cruel e desrespeitando a vida dos animais”, enfatizou.
Joana Darc explicou que os animais resgatados serão catalogados na delegacia e logo após avaliados por veterinários, e então direcionados a órgãos ambientais.
A Delegacia Especializada em crimes contra o Meio Ambiente (DEMA) e Batalhão Ambiental receberam informações que na residência funcionava um canil para criação clandestina de animais domésticos e tráfico de animais silvestres.
Com base na denúncia, a operação foi deflagrada para autuar os suspeitos e retirar os animais do local. A ação também contou com a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães) e peritos da Polícia Civil.
“Uma situação muito grave e triste de ver. Alguns estão muito debilitados. Vamos levar os animais e os acusados para a delegacia, onde serão realizados os procedimentos criminais”, disse a delegada Carla Biaggi, titular da Dema.
https://d.emtempo.com.br/