Camu-Camu: fruta da Amazônia tem o maior teor de vitamina C do mundo

 

Com alto poder nutricional, o camu-camu já desperta interesse da indústria de cosméticos e farmacêutica

 
Por ano, órgão aponta que 46 toneladas da fruta são produzidas no Amazonas | Foto: Divulgação

Manaus – Pequena, redonda, avermelhada e capaz até de eliminar a gripe comum. Apesar de famosa em terras estrangeiras, o camu-camu quase não é conhecido em seu lugar de origem, a Amazônia. Segundo especialistas do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), o camu-camu possui índice de ácido ascórbico (vitamina C), superior a todas as frutas até então conhecidas, inclusive a acerola.

A fruta é conhecida no Amazonas também por outros nomes, como o caçari, araçá-de-igapó, araçá-d’agua e crista-de-galo.

Na Amazônia Brasileira está presente no Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Acredita-se que a planta tenha origem na Amazônia Peruana, na confluência entre rio Ucayali e Maranon. Na área encontram-se densas e diversificadas populações naturais do camucamuzeiro, conforme registra Silvestre Pinho, na obra “Frutas da Amazônia Brasileira”.

 

O camu-camu floresce, em água, uma vez por ano
O camu-camu floresce, em água, uma vez por ano | Foto: Divulgação

A população ribeirinha sempre esteve próxima do camu-camu. Muitos o consideram um bom tira-gosto e excelente isca para pescaria, porém apenas em 1980 a fruta passou a despertar interesse do grande público. Foi nessa década que se espalhou o conceito de alimentos funcionais, em que se encaixa o camu-camu. Na época, já era estudado e conhecido pelo alto teor de vitamina C.

De acordo com o pesquisador Jaime Aguiar, o interesse científico pelo camu-camu é cada vez maior. “É a fruta com maior teor de vitamina C do mundo. Tem alto poder antioxidante e ajuda na digestão de alimentos com muito ferro. Uma pessoa que acabou de comer uma feijoada e tem problemas de azia, ao comer o camu-camu, sente-se aliviada. É perfeito para substituir a famosa laranja depois do prato, inclusive”, explica.

O pesquisador Jaime Aguiar afirma que a fruta, por ser altamente antioxidante, pode ajudar a retardar o envelhecimento de forma eficaz
O pesquisador Jaime Aguiar afirma que a fruta, por ser altamente antioxidante, pode ajudar a retardar o envelhecimento de forma eficaz | Foto: Acervo pessoal
https://d.emtempo.com.br/
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)