VIGILÂNCIA 24 HORAS GARANTE ZERO CASO DE COVID-19 EM VILA DE BALBINA

 

Na guerra contra o COVID-19, o vírus chinês tem causado milhares de mortes enlutando famílias mundo afora. No Amazonas, o efeito tem sido devastador causando pânico generalizado e trazendo à tonao caos em que se encontra a saúde do Estado. Presidente Figueiredo, uma cidade que faz parte da Região Metropolitana também foi afetada registrando dois óbitos por conta do coronavírus, embora todas as medidas preventivas tenham sido tomadas pelas autoridades locais, inclusive com o fechamento ao turismo dos parques e balneários, o que afeta consideravelmente a economia da cidade.

Dentro deste cenário assustador, um trabalho preventivo tem se destacado fazendo com que o Distrito de Balbina seja um dos poucos lugares, com índice zero para a incidência do COVID-19. Desde o dia 16 de abril, foi instalada uma barreira sanitária, sob a coordenação do representante do executivo local GM Sampaio, com apoio da Prefeitura Municipal, Sr. Milton Menezes  (Gerente do departamento de operação e manutenção do complexo Balbina de geração hidráulica DPGB), SGT César Gomes (Comandante do GPM em Balbina), Marcia Helena (Enfermeira responsável UBS Balbina), Paulo Martins (Coordenador CMAJ Balbina) e principalmente da comunidade balbinense, que resultou neste até aqui, resultado excepcional.

A barreira montada, funciona das 06:00hs da manhã até às 21:00hs, quando então é interditado o fluxo de veículos, com exceção Somente emergências, viaturas e veículos em serviço para usina hidrelétrica. Nesta ação, é feita uma abordagem dentro do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, onde agentes da Vigilância Sanitária e técnicos de enfermagem colhem informações básicas das pessoas e, daí por diante, dependendo do caso, é estabelecido todo um procedimento de acompanhamento e orientação.

Ainda nesta ação, visitantes em busca de lazer são orientados a retornarem em obediência ao decreto governamental que suspende  os serviços não essenciais, cartilhas de orientação são distribuídas, ficando o acesso restrito apenas aos funcionários da hidrelétrica, moradores da vila e comunidades do perímetro.

O GM Sampaio juntamento com a equipe de apoio, estão dedicados e incansáveis neste trabalho em prol da comunidade, por isso têm recebido toda a compreensão e apoio dos residentes da localidade, resultando nesta grande vitória nesta guerra pela vida. 

Por: Bosco Cordeiro

Bosco Cordeiro:
Related Post