Cadeira adaptada para trilhas e montanhismo chamada “Juliette”, é utilizada pela primeira vez no Amazonas.
Um domingo marcante e inesquecível para o manauara Marcelo Castro, portador de dificuldades de mobilidade e que foi agraciado pelo Grupo Radical é Ser do Bem, como o escolhido para ser o primeiro amazonense a utilizar a cadeira adaptada “Juliete”, dentro do Projeto “Montanha Para Todos”, gerando acessibilidade a trilhas e montanhas.
O local escolhido foi a Cachoeira Sussuarana, em Vila de Balbina-Presidente Figueiredo/Am e o passeio realizado neste último domingo, 16/08, com a participação de cerca de 30 integrantes do Grupo Radical é ser do Bem, sob a coordenação de Saul e Elter, com apoio da Guarda Municipal. Marcelo como era de se esperar era o mais ansioso entre todos os participantes, cujo objetivo era percorrer os 4,5 Km de trilhas, superando os obstáculos com a força e união do grupo.
Após uma hora de caminhada o objetivo foi alcançado sem que nenhum integrante tenha demonstrado cansaço, pois em atividades desse gênero, o entusiasmo e as emoções, se sobrepõem ao desgaste físico, ainda mais em um ambiente com a energia da natureza e os encantos proporcionados pela bela e rica fauna e flora da Terra das Cachoeiras.
Marcelo superou todo e qualquer medo, sentindo-se confortável na Cadeira Juliete, onde desfrutou de emoções únicas de liberdade e superação de limites. Da mesma forma que o grupo externou reações de felicidade e entusiasmo, tendo um forte impacto a nível psicológico e físico resultando em efeitos positivos a nível da autoestima e do desenvolvimento pessoal e social.
O objetivo maior do projeto é sensibilizar a comunidade geral e empresarial para a necessidade de promover mais atividades que se traduzem em benefícios individuais e sociais inclusivos para pessoas com necessidades especiais.
Por: Bosco Cordeiro
Colaboração: Ana Célia