Umas das grandes reclamações da população é a poluição sonora gerada por motociclistas com o escapamento do veículo aberto ou modificado. Por isso, a Empresa Municipal de Transportes Urbanos-EMTU de Presidente Figueiredo, intensificou as operações para combater essa grave infração.
Na ação foram apreendidas 02 motocicletas transitando na Av. Acariquara e Av. Pe. Calleri, que estão retidas pelo órgão fiscalizador e só serão liberadas após regularização, além de sofrerem as sanções administrativas que o caso requer.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 230, motociclistas flagrados conduzindo veículos com descarga livre ou com silenciador defeituoso, deficiente ou inoperante, respondem por infrações de natureza grave, com penalidade de multa, perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de retenção do veículo para regularização. Sendo assim, para não ter problemas com a fiscalização, os motociclistas devem respeitar as características originais de seu veículo.
Os comerciantes também podem ajudar a combater esta prática, contratando somente motociclistas para as entregas devidamente autorizados a conduzir a moto e que estejam com seus veículos de acordo com a Legislação. Para o Diretor Presidente da EMTU, João Kitsinger, a ajuda dos comerciantes é fundamental para acabar com a desobediência no trânsito do Município.
“ Recebemos denúncias de menores fazendo serviços de entrega, outros sem documento nenhum. Pedimos a colaboração dos comerciantes em não contratarem os serviços de menores ou de pessoas que não estejam habilitadas ou com os veículos modificados. Essa ação trará mais ordenação na Cidade, contou João Kitsinger”.
Mudanças nos veículos – As motocicletas saem da fábrica com os escapamentos silenciosos e de acordo com a legislação. Mas muitos motociclistas por desconhecerem as leis, realizam as alterações no veículo e infringem as determinações do Código de Trânsito Brasileiro.
Os fabricantes inclusive não aconselham a troca de escapamentos, já que os originais são projetados para o bom funcionamento das motocicletas e também para emitir os decibéis autorizados por lei.
É importante ressaltar que além de ilegal, esse tipo de atitude de provocar barulho por meio de alteração veicular, prejudica a saúde auditiva das pessoas e, principalmente, do próprio condutor. Além disso, também prejudica o meio ambiente, liberando muito mais fumaça do que o normal. Estes mesmos condutores, segundo denúncias, também são vistos empinando motos e conduzindo os veículos em condução perigosa e colocando a vida deles e de transeuntes em perigo.
As ações de combate a estas irregularidades serão ainda mais constantes e, o melhor a fazer, é cumprir com a legislação para evitar aborrecimentos.