Projeto de Distribuição de Mudas de Cupuaçu na 31ª Festa do Cupuaçu em Presidente Figueiredo promove cuidado ambiental e desenvolvimento sustentável.

 

Mineração Taboca viabilizou projeto

Em uma iniciativa louvável de incentivo ao plantio de árvores e preservação ambiental, a 31ª Festa do Cupuaçu e XXV Feira da Agroindustria, Negócios e Economia Criativa, realizada em Presidente Figueiredo, teve um projeto inovador de distribuição de mudas de cupuaçu. O evento, ocorrido nos dias 28, 29 e 30 de julho, recebeu cerca de 16 mil mudas para distribuição gratuita, visando fomentar o plantio durante o período em que a safra do cupuaçu não está disponível na região, que acontece de janeiro a junho.

Inicialmente, havia sido pensado em distribuir 31 mil mudas, uma homenagem aos 31 anos da festa, mas a quantidade foi reduzida para evitar perdas e assegurar que todas as mudas tivessem um destino adequado. O projeto não se limitou apenas ao período do evento, pois após a festa, a distribuição continuará por meio da Secretaria de Meio Ambiente, de forma ágil e desburocratizada. Os interessados podem preencher uma requisição e retirar as mudas no viveiro localizado no km 9 da AM 240.

As mudas foram entregues em embalagens especiais feitas de bambu, totalizando 3 mil unidades, e foram distribuídas tanto na corredeira do Urubui quanto na Feira de Empreendedorismo e Economia Criativa. Toda a ação foi viabilizada graças ao apoio da Mineração Taboca, que forneceu todo o material, incluindo sacos e além da mão de obra. O viveiro é mantido em parceria com a Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, tornando o projeto ainda mais abrangente e sustentável.

O acompanhamento meticuloso do projeto foi realizado por técnicos e lideranças, como o Sr. Wagner Varanda, Gerente de Meio Ambiente da Taboca, e o Engenheiro Florestal Nonato Júnior, que garantiram a efetividade da ação. O suporte das sementes veio da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio dos produtores locais, reforçando a união de esforços em prol do meio ambiente.

A ideia do projeto surgiu no início de março, por iniciativa do administrador do viveiro, Frederico Roldão, sendo prontamente abraçada pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Mineração Taboca. O resultado foi um grande número de visitantes e moradores locais que foram beneficiados com a recepção das mudas. Pequenos produtores também foram contemplados, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.

 O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Augusto Schwade, destaca a importância do viveiro municipal mantido em parceria com a empresa mineradora, cuja a capacidade de produção de mudas florestais, frutíferas, ornamentais, fazendo parte de um projeto permanente, com distribuição gratuita de até cem mil mudas por ano.

Com essa iniciativa exemplar, a 31ª Festa do Cupuaçu em Presidente Figueiredo deixa um legado positivo para a preservação do meio ambiente e a promoção da economia criativa, demonstrando como parcerias público-privadas podem impulsionar ações socioambientais que impactam positivamente a comunidade local.

Por: Portal do Urubui

 

 

Bosco Cordeiro:
Related Post