Do ATUAL
MANAUS – Policiais civis do Amazonas e do Rio de Janeiro deflagaram na manhã desta terça-feira (21) operação Rota Rio para desmantelar conexão de tráfico de drogas do PCC (Primeiro Comando da Capital) entre o Amazonas e o Rio de Janeiro. Os alvos são empresários e um ex-prefeito do interior que não teve o nome revelado. São cumpridos 99 mandados de prisão, busca e apreensão também em Minas Gerais e no Pará.
Segundo a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado do Amazonas, o grupo criminoso movimentou R$ 30 milhões em dois anos.
No rio os mandados são cumpridos nas comunidades Fallet, Fogueteiro e Prazeres, na região central do estado. Também há buscas em Ipanema, Arpoador, Copacabana, Barra da Tijuca, Catete e Recreio dos Bandeirantes. Um dos procurados, Juan Roberto Figueira da Silva, conhecido como “Cocão”, foi preso.
A polícia informou que a operação é para ‘desmanchar’ o núcleo financeiro da quadrilha. Conforme a investigação conjunta, os criminosos faziam vários pagamentos a terceiros a fim de evitar suspeitas sobre a movimentação financeira. Um frigorífico no Amazonas que pertence a um ex-prefeito de um município do estado era usado no esquema.
Os policiais buscam documentos, armas, computadores e arquivos de mídia para reunir provas do esquema de tráfico. A droga é adquirida por traficantes do PCC no Amazonas na região de fronteira e enviada para o Rio.
Participam da ação policiais da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), todas do Rio, e a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado do Amazonas.
https://amazonasatual.com.br/