PF procura influenciadores que ensinam importar celular sem pagar imposto

 

28 de novembro de 2024Dia a Dia
 
Polícia Federal procura influenciadores que ensinar a burlar a Receita Federal (Foto: PF/Divulgação)

MANAUS – A Polícia Federal deflagra na manhã desta quinta-feira (28) a operação ‘Hidden Circuit’ [circuito oculto, na tradução literal] para combater grupo que ensina a importar smartphone sem pagar impostos federais. A ação é em parceria com a Receita Federal. A operação ocorre em Manaus, Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

A PF cumpre mandados de busca e apreensão. Os agentes vistoriaram uma loja de celulares na Rua São Luiz, bairro Adrianópolis, na zona centro-sul da capital amazonense. Foram apreendidos documentos, celulares e computador.

A PF informou que o esquema envolve influenciadores digitais que se passam por “coaches” e promovem treinamento para ensinar como burlar o Fisco na importação de smartphones.

Os 76 mandados de busca e apreensão são para os quatro estados. A PF estima em R$ 80 milhões o valor da sonegação de impostos por ano e apura se as empresas usadas no negócio são de fachada.

Essa operação é sequência de outra, ocorrida em abril, a “Mobile”, em que foram presos donos de empresas de transporte de mercadorias, especialmente eletrônicos. As companhias não recolhiam tributos federais.

Os crimes imputados aos suspeitos são de organização criminosa, evasão de divisas, incitação ao crime e lavagem de dinheiro.

https://amazonasatual.com.br/

Bosco Cordeiro:
Related Post