A situação grave é entre os animais
Esporotricose tem mais de 2 mil casos registrados no Amazonas – (Foto: Reprodução/ Internet)
Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O número de infecções por esporotricose, doença causada por fungos presentes no solo e vegetação em decomposição, segue em alta no Amazonas. De janeiro até esta terça-feira, 29/4, o estado já registrou mais de 2,2 mil casos suspeitos — a maioria em gatos, mas com crescimento também entre humanos.
Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), 456 pessoas já foram diagnosticadas com a doença neste ano. A capital, Manaus, concentra mais de 95% dos casos humanos (433). Há ainda registros em cidades como Presidente Figueiredo, Careiro e Maués. Outros 44 casos seguem em investigação, e não houve mortes até o momento.
A situação grave é entre os animais. O estado notificou 1.549 casos confirmados de esporotricose animal, principalmente em gatos machos, que representam 97% dos infectados. Desses, 859 seguem em tratamento e 670 morreram ou foram sacrificados desde o início do ano.
A transmissão do fungo para humanos geralmente ocorre por meio de arranhões ou mordidas de animais infectados, ou pelo contato com plantas e materiais contaminados. A infecção afeta a pele, podendo causar feridas e inchaços, e exige tratamento médico imediato.
Autoridades em saúde reforçam que cães e gatos não devem circular nas ruas desacompanhados e que qualquer sinal da doença — tanto em pessoas quanto em animais — deve ser investigado o quanto antes. O relatório completo da FVS-RCP está disponível no site www.fvs.am.gov.br.