Cachoeira da Neblina, Presidente Figueiredo

 
Foto: José Eduardo Camargo
 
A Cachoeira da Neblina é um verdadeiro tesouro escondido nas florestas de Presidente Figueiredo. Apesar de ser a maior cachoeira do município, com mais de 30 metros de altura, ela é desconhecida de grande parte da população local. O motivo é simples: para chegar até ela são necessários 8 km de trilha dentro da mata! Ou seja, são cerca de 4 horas de caminhada, incluindo a ida e a volta.
 
Para embarcar nessa aventura, antes de tudo, você precisa contratar um guia no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Presidente Figueiredo. Por se tratar de uma trilha longa e sem sinalização, a possibilidade de se perder é grande caso você tente ir sozinho. Por isso, é mandatória a presença de um guia que conheça o caminho. Em média, os guias cobram uma taxa que varia de 150 a 200 reais para um grupo de até 10 pessoas. 
 
A trilha, por si só, já é uma atração à parte. À medida que você avança você está cada vez mais dentro da floresta e longe da “civilização”. Em determinado momento, tudo o que se ouve são os galhos pisoteados ao longo do caminho e o canto de diferentes pássaros. Árvores com mais de 45 metros de altura são comuns durante o trajeto, algumas inclusive caídas no chão, resultado das fortes tempestades da região. Para completar, a densa camada de folhas secas em tons avermelhados que cobre o solo proporciona um belo contraste com o verde das árvores, especialmente nos últimos quilômetros do percurso.
 
Como não há manutenção, a trilha muitas vezes desaparece dentro da mata fechada. Isso não apenas cria obstáculos físicos para a passagem como também intensifica a umidade. Portanto, prepare-se para suar muito. Ainda assim, o trajeto mantém-se plano durante 90% do percurso, o que garante uma caminhada relativamente tranquila, apesar do calor.
 
Nos últimos metros da caminhada, quando já é possível ouvir a água, nos deparamos com o maior obstáculo da aventura: um íngreme barranco pelo qual devemos descer. Essa é a parte mais “emocionante” do percurso, uma vez que precisamos usar as raízes expostas das árvores como degraus para atingir o chão.
 
Após este último obstáculo, a razão por trás de todo o esforço despendido em quase duas horas de caminhada se mostra clara bem na nossa frente. A Cachoeira da Neblina domina a paisagem. Ela impressiona não apenas por sua altura, mas igualmente pela largura, formando um imenso paredão de água. O fluxo de água é tão grande que gotículas se espalham por todos os lados, dando a impressão de que está chuviscando.
 
Apesar do volume de água, a correnteza não é muito forte, possibilitando um banho tranqüilo próximo às margens. Aqui, isolado do resto do mundo e cercado apenas pela selva, é impossível admirar este espetáculo da natureza amazônica e não ser dominado por um grande sentimento de paz.
 
 
Resumindo… 
 
Localização: Km 51 da AM-240
 
Como chegar: De carro, logo após a placa marcando o Km 50, é o primeiro sítio do lado direito da pista.
 
Melhor época para visitar: Entre os meses de agosto e abril, o volume de água é ideal. No auge da cheia dos rios, entre maio e julho, o volume de água pode aumentar consideravelmente, o que impede que o visitante possa tomar banho e muito menos se aproximar da queda d’água. Sempre consulte o guia antes de agendar o passeio para saber como está o volume de água.

– Por se tratar de uma trilha muito longa cujo acesso não está oficialmente liberado, a contratação de um guia é obrigatória. O preço varia de 150 a 200 reais para um grupo de até 10 pessoas. A entrada na propriedade custa cinco reais por pessoa. 

 
– Para sua segurança, use tênis fechados e tenha cuidado ao pisar em cima de grandes aglomerados de folhas secas, pois eles costumam servir de abrigo para cobras. 
 
– Apesar da umidade e do calor serem intensos durante o trajeto, a maior parte do caminho é plana, o que garante uma caminhada relativamente tranquila. 
 
– Reserve o dia inteiro para esse passeio, pois serão necessários cerca de 2 horas para chegar lá e outras 2 horas para voltar. O trajeto total equivale a 16 km.

– Em 2015 alguns grupos começaram a organizar atividades de rapel no local. Devido às dificuldades logísticas para levar todo o equipamento pela trilha, a atividade em geral é realizada ao longo de dois dias, incluindo um pernoite na selva bem aos pés da grande cachoeira. O preço gira em torno de R$90 por pessoa. Para mais informações, acessem a página da Cia Rapel Adventure

 
 
Foto: Ângelo Filipe
 
 
Foto: André Maués
 
 
Foto: André Maués
Foto: André Maués
Foto: Selva Dentro
Foto: Cia Rapel Adventure

 
Foto: Elves Haeser (Cia Rapel Adventure)

 
Para terem uma noção do tamanho da queda d’água, reparem 
na pessoa que está sentada na parte de cima da cachoeira. 
Foto: Camilo Bringel Netto
Foto: Marcus Bessa
Foto: Camila Patty Pinheiro
 
 
Foto: Camila Patty Pinheiro
 
 
Foto: Gabriel Penalber
Foto: Bruna Villene
Foto: Bruna Villene
 
Foto: Victoria Kamilla
Foto: Victoria Kamilla
Foto: Cia Rapel Adventure
As atividades de rapel no local geralmente são organizadas ao longo de dois 
dias, incluindo um pernoite na selva bem aos pés da grande cachoeira.
Foto: Elves Haeser (Cia Rapel Adventure)
Foto: Alex Leite
Foto: Rodrigo Tomzhinsky
Fonte: http://oeldoradoeaqui.blogspot.com.br/2010/12/cachoeira-da-neblina-presidente.html
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)