Artista Plástica Paulista pinta árvore morta no Lago de Balbina

 

Na tarde desta terça-feira (14), a artista plástica Renata Padovan, paulista veio ao estado do Amazonas pintar de vermelho uma das árvores mortas do lago de Balbina. De acordo com a artista essa ação a árvore, irá se destacar na paisagem. A cor vermelha (sangue) na paisagem cria uma estranheza e remete a questões de vida e morte.
A UHE Balbina inundou 2.360 Km2 de floresta, uma área imensa para gerar meros 112MW, nem mesmo suficiente para abastecer a cidade de Manaus. Mais de 25 anos se passaram desde sua construção, e as árvores continuam morrendo, sobretudo a jusante da barragem.
Renata já desenvolveu nos últimos anos vário projetos relativos a questões, como por exemplo sobre o Mar de Aral, sobre o Rio Xingu em 2013 no qual através de som e vídeo trata da destruição da mata, poluição do rio e deslocamento dos povos indígenas na região do baixo Xingu em conseqüência da construção da Hidrelétrica de Belo Monte.
O ato da pintura da árvore no Lago de Balbina foi gravado em vídeo e fotos que serão organizadas em um livro de arte a ser publicado posteriormente, e uma seleção delas será ampliada e montada para exposição na Casa Nova Arte e Cultura, São Paulo, e no MUSA em Manaus no ano de 2019.
A pintura da árvore teve a colaboração de jovens da Vila de Balbina com o apoio da Rebio Uatumã. A árvore pintada está localizada na margem esquerda do Lago e poderá ser vista por turistas e moradores ribeirinhos da região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por:  Rizorácio Barroso/Balbina News

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)