Detentos são transferidos de Presidente Figueiredo para presídios em Manaus
Cinco homens e uma mulher presos na 37ª Delegacia de Presidente Figueiredo foram transferidos após decisão judicial
Seis detentos – cinco homens e uma mulher – da 37ª Delegacia Interativa de Polícia (37ª DIP) de Presidente Figueiredo, município a 117 quilômetros de Manaus, foram transferidos nesta sexta-feira (16) para presídios na capital pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), após uma decisão judicial.
A detenta foi encaminhada para Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), enquanto os cinco presos foram para a Central de Recebimento e Triagem (CRT) da Seap, localizada nas dependências do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), no Km 8 da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista. Segundo a Seap, os presos passaram pelos procedimentos de triagem e depois foram levados para unidades para cumprir suas penas.
O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, explicou que a transferência foi solicitada pelo juiz da comarca de Presidente Figueiredo, e posteriormente autorizada e determinada pela Vara de Execução Penal (VEP) de Manaus. O procedimento seguiu o Provimento nº 309/2017 da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
“No provimento que está em vigor desde junho de 2017, foi determinado que os juízes das comarcas dos municípios onde os presos são custodiados em delegacias de polícia, remetessem à capital apenas presos condenados por no mínimo 8 anos, nos casos de crimes comuns, e 6 anos por crimes hediondos. Na tarde de ontem nossas equipes da Seap cumpriram a determinação da justiça”, explicou Cleitman Coelho.
Fonte: https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/detentos-sao-transferidos-de-presidente-figueiredo-para-presidios-em-manaus