Rafael Moreira, um campeão de lutas que se inspirou em Jackie Chan

Rafael Luís Moreira é um jovem estudante do curso de Eletrotécnica no IFAM/PF. Nascido no dia 04/01/2002 em Itabira (MG). Filho de Sônia de Cássia Moreira Domingos e Márcio Antônio Domingos, ambos exercem o cargo de empresários da CONSTRUTORA APIS. Tem como irmão César Augusto Moreira Domingos, de 19 anos. Rafael Luís morou em Itabira com sua mãe e irmão, enquanto seu pai Márcio, viajava rumo ao Amazonas por uma oportunidade de emprego na Vila do Pitinga. Por conta da distância entre eles, a família resolveu mudar-se para morar em Pitinga para ficar mais perto do pai. Contudo, depois de um ano, decidiram se mudar novamente e atualmente residem em Presidente Figueiredo, onde construíram sua empresa.
Desde pequeno sempre gostou de assistir filmes de luta, filmes do Jackie Chan, desde então, cresceu uma paixão pelo jiu-jítsu. Começou a lutar com 11 anos na sede do município de Presidente Figueiredo. Seu primeiro professor foi Carlos Henrique, no qual Rafael tem muito respeito, pois foi o professor que o reconheceu e o ajudou muito no seu desenvolvimento no esporte. Na sua rotina diária, Rafael diz que se alimenta de muitas frutas, deixando de lado alimentos mais pesados “já me acostumei a comer fruta ao invés de lanches, sanduíches, etc.”. De manhã já começa fazendo condicionamento físico desde às 5:30Hs até às 6:30Hs e pela parte da noite, treina jiu-jítsu na academia Astra Fight, que tem como responsável o professor Allan Cortinhas.

Seu primeiro campeonato foi o OPEN JAPIIM em Manaus com apenas 2 meses de treino onde ganhou Medalha de Ouro. Como havia poucos campeonatos de luta em Presidente Figueiredo, lutava em Manaus e sempre se destacou. Desde 2016, começou a competir nos Campeonatos de níveis mais altos, conseguindo maior reconhecimento. Em 2016 foi campeão medalha de Ouro Amazonense e em 2017 foi vice- campeão. Surgiram várias oportunidades para fora do estado, mas sua maior dificuldade era o patrocínio, tendo apenas ajuda de seus pais, mas mesmo assim, nunca desistiu de lutar pelos seus sonhos. “Sempre competia representando minha mãe”, diz o atleta. Neste ano conseguiu patrocínio com a Drogaria Trabalhador Farma, na qual é de grande importância para o atleta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após 3 anos lutando jiu-jítsu, Rafael começou também a praticar Luta Livre. Seu primeiro passo dentro da Luta livre foi mudar de uma academia para a outra na qual se pratica Luta livre e Jiu-jítsu. “A mudança foi bem tranquila, pois as duas artes são parecidas. Foi fácil se adaptar.” Já lutou 3 campeonatos no município, tendo 2 vitórias. Seu primeiro campeonato a nível estadual foi o Campeonato Amazonense de Luta livre em 2015, onde sagrou-se campeão e em 2017 novamente, tornando- se Bicampeão. Houve um campeonato Mundial em Manaus (2017) onde também participou, “como a inscrição era muito cara, fui correndo atrás desde cedo, me preparando, e com a ajuda da minha família, fui lá e ganhei”. As conquistas de Rafael estavam sempre limitadas á região em função da dificuldade de apoio, sem ter patrocínio para custear as passagens. Sobre seu status de relacionamento, Rafael diz ser tranquilo, no momento está solteiro, sempre pondo o esporte em primeiro lugar, “ minha prioridade é meu treino, pois é o meu talento. O relacionamento uma hora acaba e gente perde tempo, perde treino. Meu foco está voltado principalmente para a luta. Eu gosto muito do que faço. ”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Rafael tem o objetivo de lutar o Campeonato Brasileiro, Campeonato Mundial em São Paulo. “eu estou inteiramente preparado para competir. Depois que lutei fora do estado, senti que tenho possibilidades de vencer, fazer o nome do nosso estado, do nosso município por aí a fora.”
Na entrevista, o atleta agradece especialmente a sua mãe Sônia, pois a mesma esteve o ajudando muito desde o começo de sua carreira no meio da luta, “minha mãe fica bem nervosa quando me vê lutar, grita, torce bastante. Sempre se preocupa comigo, sempre me liga logo após a luta pra saber se estou bem.”
Sua categoria é Juvenil 16-17 Leve (no Jiu-jítsu e Luta Livre).

As principais conquistas foram:
Campeonato Mundial de Luta-livre (Campeão);
Campeonato Brasileiro de Luta-livre (Campeão);
Campeonato Amazonense de Luta-Livre (Tri-Campeão);
Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu (Campeão);
Campeonato absoluto Amazonense de Luta Livre (Campeão);
Campeonato Paixão Fight Wear- Minas Gerais (Campeão);
Open Pro Stars international BJJ- AM (Vice-Campeão).

Por: Esther do Carmo

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)