Uma manifestação pacífica levou cerca de quarenta agentes de limpeza pública ao auditório da Prefeitura Municipal em Presidente Figueiredo. Um impasse entre o poder executivo e o legislativo à cerca de remanejamento orçamentário, causou atraso no pagamento a empresa Ecoagro, responsável pela coleta de lixo local e o consequente atraso no pagamento dos salários dos funcionários. Na Prefeitura Municipal, os Agentes de Limpeza foram recebidos pelo Cel. Dan Câmara ( SEMOPI-SECRETARIA MUNICIPAL DE ORDEM PÚBLICA E INSTITUCIONAL), que de forma cortês e amigável, ouviu a todos e explicou a eles, que nada poderá ser feito sem a devida aprovação da Câmara Municipal.
Tudo começou quando a câmara reduziu de 40% para 10%, o limite imposto ao poder executivo para remanejamento orçamentário e isso tem se refletido diretamente nas ações do poder executivo para realizar alguns pagamentos, inclusive o salário de servidores. Já houve necessidade de reunião extraordinária da Câmara Municipal para aprovar remanejamento de pagamento de salários, realização da Festa dos Barqueiros, Festa dos Evangélicos e agora, existe uma solicitação pra remanejamento de orçamento visando o pagamento de alguns fornecedores, este último, aguardando aprovação na sessão da próxima quarta-feira.
Por sua vez, pelo lado da Câmara, o Vereador Jonas Castro ao tomar conhecimento do ocorrido, informou que a Câmara não está se negando a aprovar o remanejamento, mas quer que a Prefeitura informe detalhadamente como e onde irão utilizar os recursos solicitados. Diante desse impasse, os Agentes de Limpeza decidiram ir em peso a próxima sessão da Câmara, para pressionar os vereadores a agilizarem a aprovação da solicitação, evitando assim que haja uma atitude mais radical por parte deles, paralisando os serviços de limpeza da cidade o que não vem ocorrendo ainda.
Por parte da Empresa Ecoagro, os Diretores Marcelo Palhano e João do Valle, garantiram que vem fazendo todo o esforço possível para manter o pagamento dos funcionários em dia, mas que já são três meses diante desse impasse e que a empresa mesmo assim, tem mantido os serviços diariamente para que não afetem a população e que sempre procurou honrar os compromissos com os salários dos servidores, muitas das vezes pagando antecipadamente a folha da empresa.
Espera-se que nesta quarta-feira, ocorra a aprovação do remanejamento orçamentário e isto acontecendo, até o final desta semana, toda essa situação já esteja resolvida.
Por: Bosco Cordeiro