FVS confirma primeiro caso de SIM-P no Amazonas, em moradora de Tabatinga
MANAUS – A FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) confirmou o primeiro caso de SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica) no Amazonas. É uma adolescente de 13 anos, de Tabatinga, que foi diagnosticada em Manaus. Ela está em casa acompanhada por agentes de saúde.
O ATUAL divulgou nesta quinta-feira, 1º, nota técnica da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) em que alerta sobre sintomas que não têm relação direta com a Covid-19, mas podem ser sinais da doença causada pelo novo coronavírus.
Entre os sintomas da SIM-P estão febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos. Em alguns casos também pode haver comprometimentos respiratório, cardíaco e gastrointestinal, associados a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19 ocorrido anteriormente.
Pais e responsáveis de crianças que apresentarem sintomas da síndrome devem procurar atendimento em qualquer porta de entrada de urgência e emergência da rede estadual de saúde e em unidades da Atenção Básica, responsabilidade do município.
A unidade de tratamento para pacientes pediátricos que apresentarem a SIM-P é o Icam (Instituto de Saúde do Amazonas), que já é referência no atendimento de crianças e adolescentes acometidos pelo novo coronavírus. Casos que apresentem agravamento das funções cardíacas serão referenciados para o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM).