Secretária de Assistência Social de Presidente Figueiredo pede exoneração após ter irmão envolvido em desvio de cartões emergenciais municipal
A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da prefeitura
06/10/2021 19h02Atualizada há 26 segundos
16
Por: Jackson Salvaterra
Foto: Divulgação
Depois de ter um familiar envolvido no escando de desvio de cartões auxilio municipal, a secretária de Assistência social de Presidente Figueiredo, Eleíta Almeida pede exoneração do cargo.
A confirmação foi dada no inicio da noite desta quarta-feira (06) pela assessoria de comunicação da prefeitura de Presidente Figueiredo.
O caso ganhou repercussão na 30a sessão plenária da Câmara de vereadores na manhã de hoje, quando os vereadores se manifestaram pedindo afastamento da secretária e subsecretária alegando que ambas estão a frente da pasta.
“É indicar mesmo que a prefeita afaste a secretária e subsecretária até que seja verificado o real resultado que aconteceu na secretaria, independente de ser irmão, porque se a gestão está nas mão dos dois, elas deveriam minimamente saber e acompanhar o que está acontecendo a simples omissão não pode acontecer”, disse Ver. Virgilio Mendonça, 1o secretário da mesa diretora da câmara.
O pedido foi feito através de requerimento do vereador Odimar Cipriano (PDT) que solicita esclarecimento do caso de desvio que envolve o irmão da ex-secretária, uma mulher e um comerciante local.
Em nota a assessoria de comunicação da prefeitura de Presidente Figueiredo informou, que a atual secretária de assistência social, Eleíta Almeida, solicitou oficialmente hoje sua exoneração.
A assessoria informou ainda, que este ato de exoneração, será publicado na quinta-feira (07) no Diário Oficial do Município.
Com a saída da SEMASC, Eleita Almeida deve assumir como vereadora na Câmara de Presidente Figueiredo, já que tomou posse no em 04 de agosto deste anos e pediu licença para ficar a frente da pasta.
ENTENDA O CASO
As investigações iniciaram a partir de denúncias de que cartões do auxílio emergencial estaria sendo extraviados da SEMASC, e estariam sendo trocados por dinheiro no comércio da cidade.
De acordo com as investigações até o momento, considerando que eram 8.000 (oito mil) cartões, e segundo informações, pouco mais de 6.000(seis mil) famílias resgataram seus cartões, e considerando que restavam 954 (novecentos e cinquenta e quatro) cartões, calcula-se que em torno de 1.000 (mil) cartões podem ter sido extraviados e seus valores sacados indevidamente. Considerando o valor de saldo de cada cartão de R$600,00, podemos ter um valor extraviado próximo a R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais).
A policia cumpriu 03 mandados de prisão e 04 de busca e apreensão, entre os suspeitos estão: Illana Raquel Lima Pontes, Thiago Almeida dos Santos funcionário Público e irmão da ex-secretária e Antônio Ferreira Pontes, comerciante. Eles ficarão detidos por determinação da justiça até que todos os envolvidos sejam ouvidos e concluídos as investigações.
https://webtvpresidentefigueiredo.com.br/