Cerca de 60 toneladas de minério de cassiterita são apreendidas no Porto de Manaus
Segundo a polícia, a carga pertence a um grupo empresarial chinês, mas estava sem a documentação legal.
Minério de cassiterita é utilizado na indústria, mas a origem precisa ser comprovada. — Foto: Divulgação
Cerca de 60 toneladas de minério de cassiterita foram apreendidas, na tarde dessa quinta-feira (3), no Porto de Manaus. Segundo a polícia, a carga pertence a um grupo empresarial chinês, mas estava sem a documentação legal.
A ação foi realizada por equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental, da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) e da Polícia Federal.
A denúncia foi repassada por volta de 16h, informando sobre suposta carga de minério de cassiterita de origem ilegal, que teria sido descarregada no Porto de Manaus (Roadway).
A cassiterita é o mineral portador de estanho (Sn), de grande aproveitamento na indústria. Suas maiores aplicações se dão em compostos inorgânicos, orgânicos e triorganoestânicos para a produção de tintas, plásticos e fungicidas.
Minério de cassiterita estava em dois contêineres e sacos plásticos. — Foto: Divulgação
Os policiais se deslocaram até o local informado na denúncia, e identificaram a carga. Segundo informações da administração do porto, a carga pertenceria a um grupo empresarial chinês que contratou o Porto de Manaus para realizar a pesagem do material, antes da efetiva exportação.
O responsável pelo transporte do minério não apresentou documentação válida que comprovasse a origem da matéria prima. Ela estava em dois contêineres e embalagens de sacos plásticos.
A Polícia Federal foi então acionada e deu início aos procedimentos de perícia e conduziu o responsável pelo transporte da mercadoria até a Superintendência Regional no Amazonas para maiores esclarecimentos. Sendo apreendido, aproximadamente, 60 toneladas de minério dispostos em dois contêineres e embalagens de sacos plásticos.
O Comando e o Batalhão de Policiamento Ambiental orientam a população que executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida configura Crime Ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na Lei.
http://g1.globo.com/am/amazonas/