VÍDEO: CACHORRO É ATACADO POR “FERA” EM TRILHA DE CACHOEIRA DE PRESIDENTE FIGUEIREDO
Na tarde desta segunda-feira(25), um cachorro conhecido como “Téo”, pertencente ao caseiro de um terreno onde está situada a Cachoeira da Neblina, em Presidente Figueiredo, foi atacado supostamente por uma onça quando acompanhava um grupo na trilha que dá acesso ao atrativo.
Ainda que as caminhadas na floresta amazônica organizadas pelas operadoras de turismo sejam programadas para serem leves, e sejam feitas em trilhas previamente conhecidas, o momento de realmente interagir com a floresta, pisar no solo, ver os insetos pertinho de você sentir o calor e a umidade, não está descartada a hipótese de cruzar com alguns animais como cobras, quati, porco do mato ou até mesmo onças que fazem parte do ecossistema da região.
Por isso é sempre recomendado o acompanhamento de guias que pelo conhecimento da área visitada e preparo, torna o passeio mais seguro. Este foi o caso desta aventura vivenciada por dois casais de turistas na companhia do guia Marinilzo Brito.
Já bem experiente nas trilhas de Presidente Figueiredo, o guia de turismo estava com 02 casais de turistas: um casal de Belém do Pará e um casal de São Paulo e por volta das 13:40hrs quando retornavam da Cachoeiras da Neblina no KM 51 da AM 240, uma trilha que consiste numa distância de 06 km e de aproximadamente 01:20min teve uma surpresa no seu passeio…
Depois de percorrer 02 km os cachorros ficaram agitados e saíram fora da trilha latindo e um dos cachorros o querido “Téo” foi ferido gravemente. O guia ao chegar próximo pra ver o que estava acontecendo, já se deparou com o animal caído e ferido, não conseguindo ver qual o animal que havia atacado poi ao escutar os latidos do cãozinho, também gritou acreditando que isto espantou a “fera”.
Imediatamente o guia com os acompanhantes, iniciaram os procedimentos de resgate ao animal ferido, improvisando uma maca resgatando-o e encaminhando a um veterinário para os devidos cuidados, estando portanto o cachorro fora de perigo.
Assista o Vídeo:
Pelo seu conhecimento e de outros colegas que puderam avaliar o animal e da forma como ocorreu o ataque, todos acreditam ter sido o cãozinho vítima do ataque de uma onça. A princípio essa informação pode até assustar, mas não existe registro de ataque de onças a nenhum turista nestes 40 anos de Presidente Figueiredo e, vale lembrar, que este é o habitat natural delas e que nós somos os intrusos.
Quer visitar os atrativos com segurança? procure o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e contrate um guia devidamente credenciado pela Associação Guias de Selva – AGUIAS/ Pres. Figueiredo.
Bosco Cordeiro