Histórico! Pela primeira vez, uma liga desportiva do interior do Estado participa do Campeonato Amazonense de Futebol de Base Sub-20, a pioneira é a Liga do município de Presidente Figueiredo (128 km de Manaus). A instituição desportiva estreou nesta sexta-feira (26), diante do Nacional FC. O duelo, que ocorreu no Centro de Treinamento Barbosa Filho, terminou em 4 a 3 para o Leão da Vila Municipal. Os gols do Naça foram marcados por Joel, Sergio, Ailton e Sidney. Enquanto, Italo, Danilo (2x) diminuíram para a Liga.
O presidente da Federação Amazonense de Futebol-FAF, Ednailson Rozenha, revelou que oportunizar as ligas para participarem das competições da FAF é um dos objetivos da gestão, “A floresta é a bola da vez” e reforçou o compromisso.
“Hoje é um dia história para nosso povo do interior, para o ribeirinho que é apaixonado por futebol, o pai que sonha em ver o filho se tornar um atleta profissional, o garoto que sonha em defender um grande clube. E o que impede de oportunizar nosso povo? Essa gestão tem compromisso com o futebol amazonense, da capital ao interior. Sempre disse e repito, a FAF está de portas abertas para quem anseia pelo crescimento do nosso esporte. Então, seja bem-vinda, Liga de Presidente Figueiredo. É uma honra fazermos história juntos”, afirmou.
Apesar do revés na estreia, o presidente da Liga, Robson Elói, foi às lágrimas e comemorou a oportunidade de mostrar o talento e a luta pela realização dos sonhos dos garotos do município de Presidente Figueiredo.
“A emoção é muito grande, a satisfação de ver esses meninos jogando de igual para igual com times conhecidos no profissional, com estrutura como um CT, é gratificante. Nós trabalhamos com esses jovens para tirá-los da ociosidade, do mundo das drogas e acreditamos que nosso maior troféu não será o título de campeão, mas sim ver um deles vestirem a camisa de um time profissional aqui do Amazonas. Acreditamos e queremos que jogador do interior, seja visto por times profissionais do nosso estado e a FAF está nos dando essa oportunidade. Estamos representando todas as Ligas e hoje fizemos história. Agradecemos a Prefeitura do nosso município e ao presidente da FAF por estarmos aqui”, completou.
Se fora das quatro linhas, a diretoria não segurou as lágrimas, dentro de campo, o volante, Danilo, autor de dois dos três gols, admitiu que foi difícil aguentar. Ele agradeceu pela chance de mostrar sua paixão e talento, e afirma que ele e seus companheiros estão dispostos a não desperdiçar a chance que estão recebendo.
“O coração estava para pular fora do peito. A emoção é grande. Nós viemos do interior, enfrentando dificuldades que poucos imaginam. Agradecemos a Prefeitura de Presidente Figueiredo, a nossa comissão pelo esforço e por acreditarem em nós. Muitos garotos do interior gostariam de ter essa oportunidade que temos hoje. Por isso, fizemos um bom jogo, a vitória não veio por detalhes e tenham certeza que vocês verão caboclos jogando futebol com amor, paixão e garra. Queremos dar orgulho a quem acredita em nós”, garantiu.
A equipe de Presidente Figueiredo tem seis integrantes na comissão técnica e conta com 22 jogadores, alguns residem na Vila de Balbina, outros nas comunidades Novo Rumo, Rumo Certo e Cristo Rei.