Abraji repudia violência contra jornalistas do Amazonas em Presidente Figueiredo
Liberdade de expressão
Durante a cobertura eleitoral na cidade de Presidente Figueiredo (AM), em 9 de setembro, o repórter Gabriel Abreu e o cinegrafista Alan Geissler, da TV Norte Amazonas, afiliada do SBT, foram agredidos e intimidados por membros da equipe da prefeita Patrícia Lopes (União Brasil), que concorre à reeleição. A candidata se esquivou de responder a um questionamento e sua equipe reagiu impedindo o trabalho da reportagem.
A Abraji considera inaceitável que uma autoridade pública tente impedir jornalistas de realizarem seu trabalho. Os candidatos e candidatas, principalmente quem concorre à reeleição, têm de estar preparados para lidar com o escrutínio público de sua trajetória e de suas ações. A prefeita ser questionada sobre temas que são espinhosos faz parte da cobertura eleitoral. Empurrar, agredir e intimidar, como fizeram seus apoiadores, não.
Infelizmente, o lamentável episódio de Presidente Figueiredo tem se repetido com ataques à imprensa em diversos municípios do país. Quanto a isso, a Coalizão em Defesa do Jornalismo, da qual a Abraji faz parte, tem feito um monitoramento tanto de redes sociais como de agressões offline e pode constatar que a violência contra os profissionais tem aumentado com o avanço das eleições.
A Abraji repudia a atuação da equipe de campanha da prefeita Patrícia Lopes e se solidariza com Gabriel Abreu, Alan Geissler e com seus colegas da TV Norte Amazonas.
Diretoria da Abraji, 12 de setembro de 2024
https://www.abraji.org.br/abraji-repudia-violencia-contra-jornalistas-do-amazonas-em-presidente-figueiredo