“Lei e Ordem”: Megaoperação das Forças de Segurança Devolvem Paz a Presidente Figueiredo
Na noite deste sábado (15), as forças de segurança de Presidente Figueiredo realizaram a operação “Lei e Ordem”, com foco no combate à criminalidade, perturbação do sossego e infrações de trânsito. A ação começou às 23h e seguiu até as 7h da manhã de domingo (16), mobilizando 45 agentes e 10 viaturas.
A operação foi coordenada pelas forças integradas de segurança, que atuaram de forma conjunta para garantir mais tranquilidade à população:
Polícia Civil – 37° DIP: Dr. Valdnei Silva (Delegado) e Dr. Virgílio Mendonça (Delegado Adjunto)
Polícia Militar: Major Bruno
Secretaria Municipal de Ordem Pública e Integração (SEMOPI): Jeová Assunção
Guarda Civil Metropolitana: Eduardo Sampaio (Comandante)
Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU): Nilton de Lima
Conselho Tutelar: Conselheiras Lurdinha e Blandina
Foco da Operação
O maior foco da operação foi na sede municipal, especialmente na região da Praça da Cultura, onde, todos os finais de semana, há grande concentração de pessoas. No local, foram registradas denúncias sobre:
Excesso de barulho provocado por veículos com paredões de som
Menores consumindo bebidas alcoólicas e drogas
Veículos transgredindo as leis de trânsito, colocando vidas em risco
Resultados da Ação
Durante a fiscalização, 147 pessoas foram abordadas e 21 estabelecimentos (bares) foram vistoriados. Como resultado:
4 pessoas foram detidas – 1 por tráfico de drogas e 3 por perturbação do sossego público
4 veículos e 14 motos foram recolhidos por irregularidades
18 veículos foram autuados, sendo 14 motocicletas e quatro veículos recolhidos.
Uso de Tecnologia
Pela primeira vez, a operação contou com tecnologia embarcada, permitindo consultas em tempo real para verificar:
Mandados de prisão em aberto
Celulares roubados ou furtados
Veículos em situação irregular
O delegado Dr. Valdnei Silva ressaltou que essa ação é uma resposta às reclamações da comunidade e que operações semelhantes ocorrerão regularmente.
“Nosso trabalho é para proteger e dar segurança às pessoas de bem da comunidade. É muito importante mostrar que a polícia está presente. Essas operações, a partir de agora, serão rotineiras.”
O major Bruno também destacou a importância da ação integrada das forças de segurança para garantir a ordem e reforçou que essas operações serão estendidas a todas as comunidades e à Vila de Balbina, intensificando o combate à criminalidade em toda a região.
Já o secretário de segurança, Jeová Assunção, pontuou o apoio da atual gestão a esse trabalho integrado, ressaltando que o objetivo é dar mais sensação de segurança aos moradores e visitantes.
“Essa união das forças de segurança é fundamental para que os cidadãos se sintam protegidos. A atual gestão está comprometida em apoiar esse trabalho e garantir que Presidente Figueiredo seja um lugar seguro para todos.”
Locais de Atuação
Além da Praça da Cultura e arredores, a operação também ocorreu nas comunidades Jardim Floresta, Rumo Certo, Nova Jerusalém e Abonari.
As forças de segurança reafirmaram o compromisso com a ordem e bem-estar da população, garantindo que novas operações seguirão acontecendo para manter a tranquilidade no município
Por: Portal do Urubui