Justificativa de Hylnara Vidal com “SABE MUITO” acende polêmica no Festival de Parintins
Após duas semanas do resultado do Festival, começaram a circular na noite desta sexta-feira (11) supostos trechos das justificativas de jurados do Festival Folclórico de Parintins 2025. O vazamento reacendeu polêmicas sobre o julgamento que definiu a vitória do Garantido. Um dos pontos mais comentados é a justificativa para a nota 10 da cunhã-poranga Isabelle Nogueira, resumida na expressão “Sabe muito”, que viralizou nas redes sociais.
Os documentos não foram divulgados oficialmente e aparecem em fragmentos, reunindo datas, nomes de jurados e notas para diferentes itens do festival.
Entre os textos que mais repercutiram está a avaliação do item Cunhã-Poranga na última noite de disputa. Um trecho atribuído à jurada Hylnara Vidal mostra que a representante do Caprichoso teria ficado com 9,9, com observações como: “Chegada triunfal, belíssima, boa interpretação, domínio total da indumentária, encantadora, fluxo e energia. Mudanças de emoções, guardiã. Teve uma quebra de presença na troca de indumentária.”
Já Isabelle Nogueira, do Garantido, teria recebido a nota máxima com justificativa destacando presença de palco, imponência e domínio de cena: “Chegada triunfal e santa. Poder / Majestade / GUARDIA. Verticalização do corpo no espaço cênico, expressão corporal. Alegria perfeita. Movimentos e interpretação surpreende com indumentária. SABE MUITO.”
Outro ponto que ganhou atenção foi a avaliação dos apresentadores na segunda noite. Edmundo Oran, do Caprichoso, teria levado 9,9, com crítica ao controle do espetáculo: “Aos 33-34 minutos houve falha no domínio, anunciou ‘mais um verso’ como se fosse o amo do boi, mas mudou e chamou a sinhazinha. Também houve excesso de interação com o público e jurados, prejudicando a audição de algumas toadas.” Já Israel Paulain, apresentador do Garantido, ficou com nota 10 por “atender a todos os critérios de avaliação”.
As rainhas também tiveram justificativas polêmicas. Para a segunda noite, o jurado teria descrito que Lívia Christina, rainha do Garantido, apresentou “força, vigor, composição da personagem, dança e domínio de palco”, garantindo o dez. Cleise Simas, rainha do Caprichoso, recebeu 9,9, pois “faltou composição da personagem e consciência dos movimentos”.
No item Sinhazinha, Valentina Cid, do Caprichoso, teria ficado com 9,9, também por “falta de composição da personagem e domínio dos movimentos”. Já Valentina Coimbra, do Garantido, foi avaliada com nota 10 por “graça, leveza, boa performance, movimentação de palco e consciência corporal”.
Campeão
Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o Garantido venceu o 58º Festival Folclórico de Parintins, realizado entre 27 e 29 de junho, a 369 km de Manaus. O boi vermelho levou o 33º título apostando em um espetáculo que destacou a cultura popular e a identidade amazônica.
O resultado, porém, gerou protestos. O Caprichoso anunciou que pediria a anulação do resultado e o presidente do Touro Negro, Rossy Amoedo, abandonou a apuração em meio às notas, alegando irregularidades na pontuação.