Treinamento Físico para crianças e adolescentes: o que pode ser feito?
“Orientar um adolescente para praticar alguma atividade física é extremamente benéfico para potencializar o seu desenvolvimento”
Cada vez mais, a preocupação em relação aos hábitos alimentares e físicos das crianças e adolescentes vêm preocupando os Profissionais de Educação Física e Nutricionistas. Este é um alerta, pois são expressivos os números da obesidade infantil no Brasil, que chegam à 30% e vem aumentando gradativamente. O assunto é delicado e umas das melhores alternativas é a prática do exercício físico diariamente e, além da alimentação adequada, deixando de lado vídeo games e fast food. Para que isso ocorra de forma natural, no intuito de reeducar os hábitos, pais e escola têm que estar em sintonia para motivar os jovens a serem mais ativos e saudáveis.
Os que menos se exercitam, segundo as pesquisas mais recentes, são os adolescentes, coincidência ou não, são onde encontramos os maiores índices de depressão e suicídio.
Tão nocivo quanto o sedentarismo, é o outro extremo conhecido como ¨Síndrome de Overtraining¨. Buscando melhorar a performance, muitos adolescentes, às vezes incentivados pelos próprios pais, excedem sua capacidade física em supertreinamentos e ficam sujeitos a lesões e estresse emocional.
Visando a promoção da saúde com equilíbrio, listei aqui as atividades mais indicadas para as nossas crianças e adolescentes. Lembrando que as dicas valem para os adultos sedentários também!
1-Artes marciais
Falar em artes marciais parece abrangente, é verdade. Porém, como existe uma grande diversidade de esportes (judô, jiu-jitsu, capoeira, kung fu etc.), vale a pena experimentar o máximo possível de opções até encontrar aquela com a qual você mais se identifica.
De quebra, a prática regular de qualquer uma delas vai ensinar-lhe a autodefesa, a importância da disciplina, ampliar sua coordenação motora, fortalecer sua musculatura, aperfeiçoar os seus reflexos e aumentar a sua capacidade de concentração.
2-Dança
Outra excelente atividade física para as crianças ou adolescentes é a dança. Isso porque ela é uma modalidade coletiva, o que contribui para diminuir a timidez, torná-lo mais comunicativo e deixá-lo mais sociável. Sem falar, é claro, que é uma ótima oportunidade para fazer mais amigos.
Para completar, ela ajuda a corrigir a postura, melhora o condicionamento físico e aumenta o equilíbrio corporal, a coordenação motora e a flexibilidade. Bastante coisa, não é mesmo?
3-Natação
A natação, por sua vez, é uma modalidade que envolve o contato constante com a água e, justamente por isso, gera um efeito relaxante que alivia o estresse e a ansiedade.
Além disso, ela melhora a circulação sanguínea, proporciona maior controle respiratório, aumenta a flexibilidade e fortalece a musculatura. Ela pode ser praticada individualmente ou em grupo.
4-Corrida Orientada
Por fim, há a corrida, que pode ser realizada em qualquer lugar, como na orla da praia, em um parque ou uma praça. Não é à toa que, entre as opções deste post, ela é a mais simples e prática de se fazer. E o melhor é que, por ser um exercício aeróbico, vários grupos musculares são trabalhados simultaneamente.
Com isso, você não só se mantém em forma, como também fortalece os ossos, aumenta a resistência física, melhora a qualidade do sono e reduz tanto o estresse quanto a ansiedade.
5- Musculação
A musculação deve ser feita com muita cautela e sob supervisão especializada antes da menarca, nas meninas, e do estirão puberal no sexo masculino (14 a 16 anos) devido ao risco de lesões na coluna e na placa epifisária (cartilagem de crescimento).
PUBLICIDADE
Como você viu, orientar um adolescente para praticar alguma atividade física é extremamente benéfico para potencializar o seu desenvolvimento e o seu crescimento e, assim, ajudar nesse período de mudanças constantes que é a puberdade. Por isso, escolha uma das alternativas que apresentei e comece já a se exercitar ou incentive os seus amigos e amigas que precisam!
Nos encontramos na semana que vem, sempre com temas atuais no segmento da saúde e bem estar. Lembre-se sempre de procurar um Profissional de Educação Física habilitado.
Um grande abraço da personal do ❤!
A Personal Trainer Lílian Daniel é graduada em Educação Física pela UFAM, pós graduanda em Gerontologia-Saúde do Idoso (FUNATI/UEA) e associada CREF, SBC e SOCESP. Pra entrar em contato acesse @liliandanielhealth