Preso empresário no AM por furtar frangos descartados em lixeira
Os produtos haviam sido enterrados no aterro sanitário da cidade por estarem impróprios para o consumo humano
Manaus – A Polícia Civil do Amazonas, na cidade de Tabatinga, a 1.108 Km de Manaus prendeu em flagrante na manhã de sábado (18), por volta das 11h, o empresário Ademar Araújo dos Santos, 41, conhecido como “Paraibano”, após o homem coordenar o furto de frangos que haviam sido enterrados, por decisão de órgãos fiscalizadores, por estarem impróprios para o consumo.
Conforme a autoridade policial, o crime ocorreu na noite de sexta-feira (17/5), em aterro sanitário da cidade.
Após ser informada do crime, os policiais civis iniciaram as investigações em torno do caso e conseguiram efetuar a prisão do comerciante em flagrante no sábado (18).
Circunstâncias da ocorrência
De acordo com a delegada Mary Anne Trovão, titular da unidade policial, após um acidente ocorrido na balsa Melina Jaina, em Tabatinga, no último dia 10 de maio, que levou à intoxicação de 40 pessoas e causou a morte de dois homens, foi criado um comitê de gerenciamento para apurar e dar solução ao caso.
“Ao longo da última semana, foram realizadas investigações, quando a Devisa, Vigilância Sanitária Municipal e Adaf atestaram que havia vários produtos, como frangos, arroz e milho, impróprios para consumo na balsa Melina Jaina, em decorrência de transporte e armazenagem de forma irregular, o que ocasionou a apreensão desses produtos. Na última sexta-feira fizemos o descarte do material apreendido”, destacou a autoridade policial.
A delegada explicou ainda que, após o procedimento, o empresário alugou um trator, modelo retroescavadeira, e contratou algumas pessoas para realizar o delito. “Quando finalizou o aterro dos produtos, Ademar tomou a decisão de furtar os frangos apreendidos e que já tinham sido descartados, porque a balsa onde ocorreu o acidente vinha trazendo os alimentos pra ele”, disse a delegada.
A titular da DIP de Tabatinga destacou que parte do material furtado pelo empresário foi recuperado durante a ação policial. “Esses frangos foram novamente soterrados no aterro sanitário”, garantiu Trovão.
Flagrante
Ademar foi autuado em flagrante por furto qualificado, pelo concurso de pessoas, e crime contra a saúde pública, no qual a vítima é a coletividade. Ao término dos procedimentos na unidade policial, “Paraibano” foi levado para a Unidade Prisional de Tabatinga, onde irá ficar à disposição da Justiça.
Fonte: https://d.emtempo.com.br/