Alunos do 1º ano do CETI em Presidente Figueiredo, são destaques em lançamento de foguetes.

A participação dos estudantes do CETI (Centro de Educação de Tempo Integral), na 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), teve uma disputa acirrada entre os alunos do 1º ano do ensino médio, contra os já experientes alunos do 3º ano e, surpreendendo a todos, os novatos do primeiro ano levaram a melhor, saindo vitoriosos nesta primeira etapa da olimpíada, dando o primeiro passo em direção à disputa nacional.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Francisco Logan 16 anos e Jonatha Nery 16 anos, aceitaram o desafio de participar da disputa, incentivados pela colega Manuela Teodoro Amorim de Araújo, que em 2018 foi vice-campeã nacional, representando a Escola Mário Jorge. Juntos, formaram uma equipe dedicada e determinada a sair vencedora, superando a experiência dos adversários. 

Veja o depoimento dos estudantes: 

https://youtu.be/g8U3HRMWUXE

Para realizar um bom trabalho que resultou na vitória deste grupo, foi fundamental a orientação da Professora Elziane Ferro e o apoio incondicional dos pais dos alunos, motivando e arcando com os custos do projeto. Durante a disputa, na primeira tentativa a equipe atingiu a marca oficial de 80 metros, enquanto que o lançamento dos oponentes falhou. Na segunda tentativa o grupo alcançou a excelente marca de 112 metros, superando em muito os adversários com apenas 56 metros.

Assista ao lançamento do foguete em câmara lenta:

https://youtu.be/KB3YCOe_lPQ

Após a conquista, os alunos passaram por uma nova etapa que foi a realização de uma avaliação escrita de física e astronáutica da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), que foi encaminhada juntamente com o vídeo do lançamento do foguete à coordenação do MOBFOG. A expectativa agora é que o grupo consiga ser selecionado, para em outubro participar da etapa nacional, que será realizada em Barra do Piraí/RJ.

Os alunos estão confiantes na classificação e esperam caso isso aconteça, poder ir representar Presidente Figueiredo e desta vez voltar com o título de campeão nacional, compensando assim todo o esforço dedicado com horas e horas de estudo visando este grande resultado na disputa de lançamento de foguetes.

Por Bosco Cordeiro

 

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)