IBGE no Amazonas anuncia processo seletivo com 3.064 vagas

IBGE no AM anuncia processo seletivo com mais de 2.500 vagas — Foto: Patrick Marques/G1 AM

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, na quarta-feira (5), que lançará Processo Seletivo Simplificado (PSS) com 3.064 vagas para pessoas interessadas em trabalhar no Censo 2020, no Amazonas. As oportunidades serão para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador.

As datas para o lançamento do edital e para a abertura das inscrições, anteriormente previstas para o fim de fevereiro e início de março, respectivamente, ainda estão em processo de validação.

Nesta nova seleção, as vagas serão distribuídas em todos os 62 municípios do Amazonas. A previsão é que sejam abertas 90 vagas para Agente Censitário Municipal, 342 vagas para Agente Censitário Supervisor, e 2.632 vagas para o cargo de Recenseador. O candidato poderá escolher o município onde deseja concorrer à vaga e, em Manaus, poderá concorrer à vaga na área da cidade que preferir trabalhar (as áreas serão detalhadas no edital).

Os cargos de agente censitário supervisor e agente censitário municipal têm como requisito de escolaridade o nível médio completo. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Os contratados terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, além de férias e 13º salário proporcional, de acordo com a legislação que regulamenta este tipo de contratação.

Os selecionados para o cargo de recenseador serão distribuídos para os 62 municípios amazonenses. Segundo o IBGE, a exigência de escolaridade para este cargo é nível fundamental completo. A carga horária é de no mínimo 25 horas por semana, além de participação obrigatória nos treinamentos.Censo 2020

Censo

Entre os meses de agosto a outubro de 2020, o IBGE realizará o Censo Demográfico em todo país, com o objetivo de alcançar todos os domicílios para obter informações sobre os moradores, no que diz respeito ao número de habitantes, à identificação étnico-racial, rendimento, trabalho, educação e sobre as características dos domicílios.

No Amazonas, um total de 1.034.000 domicílios, em 62 municípios, devem ser visitados. De acordo com o IBGE, O Estado é o maior do país em extensão territorial.

Os últimos Censo têm mostrado o Amazonas com um crescente percentual de população nas cidades e diminuição da proporção na zona rural. Nos últimos quarenta anos, a população tem se concentrado cada vez mais nas zonas urbanas. O Censo de 2020 fará uma atualização dessa informação.

Os resultados do Censo 2020 servirão como subsídio para programas e projetos voltados à sociedade. Mas para atingir esse objetivo, cada unidade estadual do IBGE busca o apoio da comunidade local, através das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC).

https://g1.globo.com/

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)