37 DIP INTENSIFICA BUSCA POR CELULARES ROUBADOS OU FURTADOS EM PRESIDENTE FIGUEIREDO

 

Uma ação desencadeada pelo 37 DIP em Presidente Figueiredo sob a coordenação do Delegado Titular Dr. Valdinei Silva, com intenção de inibir os furtos ou roubos de aparelhos celulares na cidade, foi intensificada e já apresenta resultados satisfatórios tanto na diminuição na prática destes crimes, como na recuperação dos bens subtraídos dos legítimos proprietários.

Na medida em que há uma ação localizando os aparelhos e identificando os prováveis receptadores, a tendência é que a prática criminosa diminua diante da dificuldade de comercialização dos mesmos. O grande problema, é que muitas vezes as pessoas acabam comprando esses aparelhos de conhecidos e nem sempre procuram saber a procedência ou mesmo exigir a nota fiscal do aparelho. Isso pode resultar em um problema para quem assim procede, pois por mais que tenha agido de boa fé, acaba tendo que responder a um inquérito policial. 

Quem tiver seu celular furtado, deve procurar o distrito policial e fazer a ocorrência, munido da nota fiscal e do número do IMEI do aparelho (Todo celular tem um registro digital que o torna único e o protege. Trata-se de um número de 15 dígitos que o identifica, conhecido como IMEI (International Mobile Equipment Identity, ou identidade internacional de equipamento móvel). Há diversas maneiras da saber qual o IMEI do seu celular:

– Digite *#06# nele e aperte discar

– Procure “sobre o celular” no menu “ajustes”

– Também pode estar embaixo da bateria, em um adesivo com o número impresso

– Olhe na caixa do aparelho, na parte de trás do celular ou na ‘bandeja’ do cartão SIM (se for um iPhone).

A partir deste registro, terá início o trabalho de localização do aparelho e o tempo para execução deste serviço, poderá ser demorado pois depende do procedimento de cada operadora. Em casos recentes, o Sr. Frank da Silva Arce, teve seu aparelho celular Samsung Galaxy J8, furtado de seu carro em 28 de junho de 2019, na Praça da Cultura. Ele foi até o 37 DIP, fez  o registro da ocorrência e cinco meses depois teve o aparelho recuperado.

Em um outro caso, uma jovem teve seu IPHONE 6 furtado no Bairro da Redenção em Manaus, o registro foi feito em Presidente Figueiredo e, passados  11 meses do ocorrido, o aparelho foi localizado em São Gabriel da Cachoeira e trazido até nossa cidade, onde foi devolvido à legitima proprietária. 

Dr. Valdinei alerta as pessoas para que não comprem aparelhos sem saber a devida procedência, evitando assim futuros aborrecimentos e pede às vítimas deste crime, para que acreditem no trabalho da polícia, fazendo o devido registro da ocorrência.

Por: Bosco Cordeiro

 

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)