Presidente Figueiredo: roteiro de dois dias com oito cachoeiras, inclusive a do Mutum

 
 
 
Cachoeira do Mutum, uma das mais importantes de Presidente Figueiredo (Foto: Divulgação)

MANAUS – Se Presidente Figueiredo, município localizado a 107 km de Manaus, é conhecido como a “terra das cachoeiras”, um dos pontos naturais mais bonitos da região é a cachoeira do Mutum, com suas jacuzzis escondida numa área de floresta nativa na rodovia AM-240, também conhecida como a Estrada de Balbina. Para chegar ao local, o turista precisa estar preparado para uma aventura.

Se aceitar o desafio, leve em consideração que você precisa de um veículo 4×4 para conseguir chegar à região da cachoeira. Se preferir, o turista também pode optar por percorrer a trilha de seis quilômetros a pé, mas percorrendo um caminho durante cerca de uma hora com dificuldade moderada.

 

“Chegamos à cachoeira depois uma hora de caminhada num percurso com alguns pontos alagados, com poças de água que podem dificultar o trajeto. Por exemplo, em um período de muitas chuvas, acredito que a trilha pode ficar um pouco perigosa”, explica o gerente de projetos Gelson Monteiro.

“Por isso, sempre recomendamos visitar o local em grupo, por questão segurança. A visita é impagável”, explica Juliane Tavares, guia de turismo da Biotur Amazonas.

Além da queda d’água, a cachoeira do Mutum possui dez piscinas naturais nas suas corredeiras, além de amplo espaço nas margens para quem gosta de acampar e assar um peixe num sábado à tarde de muito calor amazônico.

Mas, para Monteiro, há outras grandes vantagens de se “pegar” uma cachu mais escondida na natureza. “Apesar de ser uma cachoeira muito bonita, havia poucas pessoas quando visitei. E, por isso, foi um passeio muito tranquilo. Por esse motivo, possivelmente, não tive nenhum encontro desagradável com pessoas deixando lixo no local. Nem mesmo percebi lixo abandonado no local, como é frequente encontrar nas cachoeiras mais frequentadas”, ressalta.

O passeio para a cachoeira do Mutum é oferecido pela Biotur Amazonas, em transporte privativo e saindo desde Manaus, num roteiro de dois dias, que inclui a Caverna Maroaga, Gruta da Judeia, Cachoeira do Santuário, Corredeira do Urubuí, Cachoeira de Iracema Falls, Gruta Palácio Galo da Serra, Cachoeira do Mutum e a Cachoeira da Pedra Furada.

O pacote inclui, ainda, almoço e taxas de atrativos, além a hospedagem para pernoite com direito a café da manhã em pousadas em Presidente Figueiredo.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)