Primeiro caso confirmado de COVID-19 na capital deixa Presidente Figueiredo em alerta e Festa do Cupuaçu pode ser adiada.
Primeiro caso confirmado de COVID-19 na capital deixa Presidente Figueiredo em alerta e Festa do Cupuaçu pode ser adiada.
O Governo do Amazonas divulgou na última sexta-feira(13) que dentre 12 casos suspeitos de coronavirus o primeiro foi confirmado. Uma mulher de 39 anos, com procedentes de Londres, que estava em isolamento domiciliar, foi notificada portadora do vírus. Outros 3 (três) casos ainda estão sendo investigados.
Presidente Figueiredo fica a apenas 107 km de distância de Manaus, o que não é considerado longe, embora todas as medidas preventivas estejam sendo tomadas, os figueiredenses preocupam-se com a possível chegada do vírus ao município por conta de ser uma cidade turística. Outra preocupação dos moradores, refere-se à tradicional Festa do Cupuaçu que movimenta a economia local e está marcada para os dias 01, 02 e 03 de Maio e corre o risco de ser adiada. A população vem acompanhando que eventos mundiais e nacionais têm sido adiados, ou até mesmo cancelados, podendo ocorrer o mesmo com a tradicional festa da Terra das Cachoeiras
Por sua vez, direção do IFAM-CPRF( Instituto Federal no Amazonas- Campus Presidente Figueiredo) informou que os cuidados no âmbito escolar serão dobrados, a equipe de limpeza irá intensificar o uso de álcool em gel, como medida preventiva no combate ao vírus. A direção apelou pela ajuda dos alunos e servidores públicos, para que tomem cuidado por onde passarem, caso visitem cachoeiras, locais com aglomeração de pessoas e caso tenham contato com pessoas que viajaram de cidades que tiveram o caso de COVID-19 confirmado. Pediu ainda que a população de Presidente Figueiredo divulgue quais são os métodos de prevenção contra o COVID-19 (coronavirus).
O ministério da Saúde recomendou medidas básicas de higiene, para evitar a proliferação do vírus:
> Lavar com frequência as mãos, com água e sabão;
> Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
> Evitar mucosas de nariz, olhos e boca;
> Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
> Não compartilhar objetos de uso pessoal;
> Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
> Manter os ambientes bem ventilados;
O Ministério da Saúde recomenda também que evitem manter contato com pessoas que apresentem sintomas do vírus, tais como:
Casos comuns:
> Coriza
> Tosse seca
> Dor na garganta
> Febre
Casos graves:
> Febre alta
> Dificuldade de respirar.
Por: Lucas Santos